prontuário eletrônico

Quais são os tipos de prontuário eletrônico e suas usabilidades?

A transformação digital gerou impactos e mudanças na área médica. Antes desse conceito e das suas ferramentas digitais, os prontuários eram apenas de papel com informações inseridas a mão – nem sempre entendidas – por um profissional da saúde. Hoje, já é comum a utilização do prontuário eletrônico.

Mas quais são os benefícios, a importância, os tipos e a usabilidade desse tipo de prontuário? Confira as respostas nos próximos tópicos. Acompanhe!

Quais os tipos de prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico é uma ferramenta digital que possibilita o armazenamento, a coleta e a organização dos dados de um paciente. Quando utilizado, esse registro digital otimiza o atendimento, acesso e a visualização dessas informações pelos profissionais da saúde.

Mas quais são os principais tipos de prontuário eletrônico? Veremos a seguir.

Prontuário eletrônico híbrido

No prontuário eletrônico híbrido, as informações dos pacientes ficam armazenadas nos computadores da instituição médica e também alocadas em servidores na cloud (nuvem). Uma das principais razões para a adoção desse tipo de prontuário é a segurança dos dados.

Caso as informações dos computadores locais sejam perdidas, as que estão na nuvem permanecem protegidas e disponíveis. Além disso, ter arquivos na nuvem e em computadores internos, possibilita que as informações sejam acessadas de qualquer lugar.

Prontuário eletrônico na nuvem 

Esse tipo de registro virtual consiste no armazenamento de todos os dados dos pacientes diretamente na nuvem. Com isso, a instituição médica obtém as seguintes vantagens:

  • Grande espaço para armazenamento;
  • Backups regulares;
  • Alto nível de segurança;
  • Mobilidade;
  • Acessibilidade.

Prontuário Personalizável com dados locais

O prontuário personalizável com dados locais utiliza a rede privada da instituição médica. Ademais, os dados dos pacientes ficam retidos no computador usado para preencher o registro médico. Entre os benefícios desse tipo de prontuário, podemos citar:

  • Possibilidade de personalização;
  • Acesso de forma offline.

Itens obrigatórios de um prontuário

A utilização do prontuário eletrônico é assegurada pela Resolução n0 1.821/2007 Conselho Federal de Medicina (CFM) – que trata das normas técnicas para os sistemas informatizados que armazenam prontuários dos pacientes.

Para que seja um documento exato das condições do paciente, o registro digital precisa conter algumas informações obrigatórias. A seguir, mostramos quais são elas.

Identificação do paciente

Dados pessoais (nome, idade etc.), medicamentos utilizados, alergias e outros problemas de saúde, histórico de consultas e diagnósticos.

Anamnese

Histórico dos sintomas descritos pelo paciente no começo da consulta normalmente realizado no formato de entrevista. 

Na anamnese o paciente é submetido a uma série de perguntas que são fundamentais para o processo de diagnóstico médico. 

Exame físico

Tipos de exames físicos realizados (palpação, inspeção, percussão ou auscultação) e instrumentos utilizados (termômetro, estetoscópio etc.).

Hipóteses diagnósticas

Inclusão do parecer do médico sobre possíveis diagnósticos do paciente.

Diagnósticos definitivos

Informações sobre o fechamento do diagnóstico com base em exames realizados, a investigação e a avaliação do profissional médico.

Tratamentos efetuados

Registro das rotinas, observações, medicamentos e terapias que foram prescritas para o paciente.

A importância da usabilidade do prontuário eletrônico

De acordo com o estudo TIC Saúde, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR), 73% das instituições da área da saúde usam algum tipo de sistema eletrônico para registrar e controlar as informações dos pacientes.

Um dos motivos para tamanha adoção é a usabilidade de ferramentas como o formulário eletrônico. Quando falamos de usabilidade, nos referimos a sistemas que são pautados na aprendizagem, eficiência, memorização, redução de erros e uma boa experiência de uso.

Na prática, um bom sistema de prontuário eletrônico oferece:

  • Facilidade na busca de informações;
  • Melhor manuseio dos dados;
  • Padronização do registro.

Recursos que reduzem erros e permitem que o profissional da saúde foque a atenção no paciente – como a opção de clicar em informações pré-cadastrados em vez de digitar as prescrições.

Todas essas características que envolvem a usabilidade fazem parte do sistema de gestão Otto hx. Uma das nossas aplicações é o Software para Gestão de Clínica que é personalizável de acordo com as necessidades da instituição. 

Entre os recursos está a gestão de rede com informações sobre os pacientes. Por meio dessa integração, a clínica obtém o prontuário eletrônico unificado que engloba os dados da teleconsulta, atendimento, agendamento on-line, faturamento e do sistema BI (business intelligence).

Outra aplicação da Otto hx que oferece o prontuário eletrônico é o Software de Gestão Hospitalar. Essa funcionalidade é integrada com uma ferramenta de apoio à decisão clínica. Dessa forma, a instituição ganha agilidade e segurança no atendimento de pacientes.

Sem dúvidas, a tecnologia e a medicina andam de mãos dadas. Como vimos, essa parceria oferece muitos benefícios para as instituições e profissionais da medicina.Gostou de conhecer os tipos de prontuário eletrônico e suas usabilidades? Então, aproveite para conhecer todas as soluções para gestão de hospitais e clínicas desenvolvidos pela Otto hx!

Compartilhar:

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress