Atenção Primária à Saúde aliada à Gestão Digital

Novos hábitos dos consumidores, fusões e aquisições de empresas e a gestão digital irão guiar o futuro da saúde durante os próximos anos. Porém, os mesmos modelos de negócios, que ainda continuam sendo aplicados por planos de saúde, estão se tornando cada vez mais insustentáveis e ultrapassados. 

É aí que vemos a importância e a urgência da aplicação da Atenção Primária à Saúde (APS), que significa traçar medidas sistematizada de cuidados, a fim de entender a necessidade da população, para elaborar programas de assistência que atendam as particularidades de cada indivíduo. 

Os benefícios são colhidos em via de mão dupla: o sistema promove uma melhor gestão em relação a prevenção de doenças, tratamento de crônicos e diagnósticos mais assertivos, reduzindo assim custos e desperdícios em diversos processos da operação de cuidado aos pacientes. E do outro lado, o indivíduo é acolhido e submetido a um acompanhamento mais eficaz devido ao serviço específico de um médico da família, que pode e deve desenvolver a medicina dos 4Ps (Preditivo, Preventivo, Personalizado e Participativo).  

Isso se torna possível através do avanço tecnológico que verificamos ao longo desses últimos anos, principalmente após a pandemia. A tecnologia aliada à gestão de APS permite colher e classificar um grande volume de dados de pacientes, além de democratizar o acesso à saúde. A Inteligência Artificial, por exemplo, é uma tecnologia que pode identificar e analisar grupos de risco e elegê-los dentro do sistema, permitindo que os profissionais da saúde tomem a devida decisão sobre o melhor tratamento a se seguir. 

Isso é uma forma de evoluir o cenário de saúde suplementar, pois significa gerar menos sinistralidade, consequentemente o plano de saúde se torna mais barato e disponível para aqueles que não tem acesso a esse serviço. Hoje pagamos preços abusivos de planos de saúde por causa de quem usa muito o sistema e se a estatística de precificação começar a ser baseada no que a IA é capaz de administrar, os valores dos planos se tornaram mais precisos e justos.

A transformação digital chegou para protagonizar o paciente e dar a ele o poder sobre suas informações de saúde. O digital desafia modelos de negócios, mas traz velocidade para gerenciar o grande volume de dados que estão surgindo a todo momento. A medicina baseada em tratar somente quando a doença surge deixará de ser o foco. Por isso, a APS está se tornando o caminho ideal para promoção da saúde de forma mais igualitária.

A plataforma Otto hx APS é a solução sistêmica que possibilita atenção integral à saúde com o acompanhamento efetivo de toda linha de cuidados dos pacientes vinculados à equipe da família. Permite o monitoramento de ações preventivas através de indicadores clínicos colocando o foco no beneficiário. Revolucione seu modelo de negócio agregando a tecnologia Otto hx e coloque a sua instituição em outro patamar no processo de transformação digital.

Compartilhar:

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress