Uma gestão de suprimentos eficiente fará com que você tenha mais controle sobre materiais e medicamentos, sem perdê-los por prazo de validade, por exemplo, ou mesmo correr o risco de ficar sem estoque.
A sua importância é tanta que, se você não conseguir administrar os suprimentos, com certeza estará perdendo muito dinheiro.
Gestão de suprimentos centrada no paciente
Os líderes hospitalares devem ter uma abordagem centrada no paciente para a prestação de cuidados de saúde e, assim, todos os funcionários, incluindo aqueles fora do cuidado prático do paciente, possam tomar decisões com base no impacto do mesmo.
É preciso que os lados clínicos e operacionais de uma organização se unam de maneira colaborativa para oferecer a mais alta qualidade de atendimento acessível.
Desse modo, as organizações de saúde que adotam ferramentas e tecnologias modernas em gestão de suprimentos podem automatizar esses processos, permitindo que os médicos mantenham o foco no paciente.
Portanto, todas as disciplinas dentro de uma organização de saúde precisam estar comprometidas em colaborar umas com as outras para maximizar suas contribuições e ajudar a garantir o melhor atendimento ao paciente.
Vantagens e benefícios da gestão suprimentos de saúde
A gestão de suprimentos é responsável por ser um dos maiores custos para as organizações no setor de saúde.
Entretanto, seus benefícios e vantagens oferecem um suporte imenso para estancar a sangria do mau uso de materiais de saúde. Confira!
Resiliência
Construindo uma cadeia de suprimentos de saúde mais resiliente, que pode girar de forma rápida e contínua para atender interrupções no fluxo de mercadorias do fabricante para o local de atendimento, tornou-se uma prioridade para os sistemas de saúde e hospitais após o COVID-19.
Um fator crítico na preparação bem-sucedida para emergências é o planejamento da demanda.
Para realizar previsões precisas de demandas futuras de produtos, as organizações de saúde devem ter visibilidade em tempo real em quais suprimentos elas pediram, as quantidades desses itens em seu estoque e quando eles são usados no atendimento ao paciente.
Integração clínica
Tem havido um crescente reconhecimento do papel que os suprimentos desempenham em um sistema de saúde ou nos resultados financeiros gerais das instituições, à medida que os líderes de saúde tentam garantir uma resposta à pergunta: “Qual é o verdadeiro custo do atendimento?”.
Contudo, uma maior colaboração entre a gestão de suprimentos, as equipes clínicas e financeiras no que foi denominado “gestão de suprimentos clinicamente integrada”.
Por isso, se estabelece um vínculo entre produtos específicos, resultados do paciente e impacto financeiro das escolhas do produto, mesmo depois que os pacientes saem de casa (por exemplo, complicações, reinternações, etc.).
Obter uma compreensão clara de custo, qualidade e resultados exige que essas equipes colaborativas tenham acesso a dados precisos e oportunos sobre aquisição, gerenciamento e uso de produtos até o ponto de atendimento.
Gerenciamento de suprimentos proativo x reativo
Pergunte a qualquer líder de gestão de suprimentos que tenha recebido um médico indignado quando um produto de que ele precisa não está disponível se é melhor gerenciar proativamente os suprimentos em vez de reagir à escassez.
Com toda a certeza, a resposta dele será um retumbante “sim”. Afinal, é ele quem estará perante ao paciente e diante de situações onde não é permitido a falta de um suprimento.
Por isso, nos últimos anos, a gestão de suprimentos de saúde tem melhorado sua visibilidade dos dados de estoque e o consumo de produtos para gerar um planejamento de demanda mais preciso.
Muitas equipes também fizeram a transição para a distribuição e modelos de fornecimento direto que oferecem maior controle em comparação com a dependência de distribuidores terceirizados.
Entretanto, as tecnologias, que permitem o gerenciamento de estoque eletrônico e automatizado, desde o momento em que um produto chega a uma unidade de saúde até o momento em que é consumido precisam operar.
Logo, também evoluíram, aproveitando a inteligência artificial (IA) para entregar análise avançada em que os líderes de gestão de suprimentos podem tomar decisões proativas e informadas.
A análise permite que as organizações de assistência médica reduzam os custos, mantendo a alta qualidade por meio de maior padronização, melhores previsões de estoque e cartões de preferência otimizados.
Os insights a seguir são elementos-chave nos quais focar para alcançar uma cadeia de suprimentos clinicamente integrada. Veja!
Cadeia de Suprimentos 5.0
A cadeia de suprimento 5.0 atende à hiper personalização das necessidades do cliente, o que requer a combinação certa de criatividade humana e eficiência da máquina.
Desse modo, enquanto as máquinas assumem o trabalho árduo, os humanos podem se concentrar em tarefas criativas e na resolução cognitiva de problemas.
Já o modelo híbrido homem-máquina da cadeia de suprimentos 5.0 ajuda as empresas a resistir à disrupção sem comprometer a competitividade ou a lucratividade.
Sobretudo, para criar resiliência sem mudar de pessoal ou pedir a seus clientes ou fornecedores que mudem seus processos, a digitalização e a colaboração humana são essenciais.
Uma abordagem holística
Ela abrange o gerenciamento de todos os suprimentos utilizados no atendimento ao paciente, incluindo médicos/cirúrgicos, produtos consignados e farmacêuticos, para que a cadeia de suprimentos tenha maior visibilidade e controle sobre todos esses itens.
Gerenciamento de inventário
Uma única plataforma para gerenciamento de suprimentos em todas as áreas clínicas permite que uma organização de saúde elimine a complexidade e o custo das soluções pontuais atuais.
Ela também permite que a cadeia de suprimentos assuma o controle sobre o gerenciamento de estoque nessas áreas, aliviando os médicos dessa carga e liberando seu tempo para o atendimento aos pacientes.
Automação do processo
Os processos manuais de gerenciamento de inventário e captura de dados de suprimentos são ineficientes e propensos a erros humanos.
Logo, a solução da tecnologia de rastreamento se faz necessária para automatizar a captura de dados do produto em todos os pontos da cadeia de suprimentos.
Contudo, o processo começa com a documentação de quando os itens são recebidos, onde são entregues e armazenados, quando são movidos para outras áreas, até quando são usados em um paciente.
Consideração e controle
Para os sistemas de saúde em geral que desejam ter maior controle sobre seus suprimentos, uma gestão deve facilitar o gerenciamento de estoque holístico que começa com um centro de serviço compartilhado (CSC).
Um CSC fornece à organização de saúde a capacidade de armazenar grandes volumes de suprimentos nas proximidades de suas instalações, bem como mecanismos de auto distribuição para entregar produtos aos locais de atendimento.
Além disso, minimiza a dependência de uma organização em distribuidores e outros terceirizados (por exemplo, serviço de transporte) e ajuda a garantir que itens vitais estejam disponíveis e prontos para uso.
Análise avançada
A chave para a transição de gerenciamento de suprimentos reativo para proativo é ter dados em tempo real para formular estratégias e tomar decisões adequadas.
O Otto Hx une dados de todos os sistemas interconectados, apresentando percepções acionáveis sobre utilização, custo e desperdício.
Com análises oportunas, precisas e abrangentes ao seu alcance, os líderes da cadeia de suprimentos podem desempenhar um papel ativo e impactante na melhoria do desempenho clínico e financeiro de suas organizações.
Implantando novas táticas em gestão de suprimentos | Otto Hx
Há um movimento generalizado para sistemas desnecessários de desintoxicação e processos para gerenciamento de estoque, movendo-se para uma única plataforma de tecnologia de cadeia de suprimentos consolidada para gerenciamento de todos os materiais de saúde em todas as áreas clínicas.
Portanto, uma plataforma personalizada pode rastrear todas as categorias de suprimentos desde o momento em que entram em uma organização até o momento em que são consumidos.
Assim sendo, soluções digitais modernas para gerenciamento da cadeia de suprimentos eliminam sistemas desnecessários.
Sobretudo, elas também agilizam processos e fornecem insights imediatos que os líderes da cadeia de suprimentos precisam para tomar decisões baseadas em evidências.
Eles ajudam a preencher as lacunas e pavimentar o caminho para a grandeza da cadeia de suprimentos no setor de saúde.
E você pode começar hoje mesmo a parar de perder dinheiro com os desperdícios de suprimentos em sua organização. Sabe como? Deixando o Otto Hx trabalhar para você!
Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe especializada para ter um atendimento personalizado e rápido!