“Onde estamos errando? Como evitar as falhas que levam as glosas? Por onde começar?” Essas perguntas estão constantemente na cabeça dos gestores de Saúde. Isso porque junto com a palavra “glosas” vem outra tão temida, a “prejuízo”. Então, com o objetivo de ajudar você com essas questões, nós preparamos 4 dicas preciosas. Vamos lá!
Antes, um breve contexto
Glosas ocorrem quando os dados sobre um atendimento não batem com o registro da operadora de saúde. Em outras palavras, os valores referentes a atendimentos, medicamentos… não são autorizados e, com isso, não são pagos. Consequência? Prejuízo nas finanças da instituição.
Embora esse conceito assombre muito as organizações de Saúde no país, ele pode, sim, ser evitado. Para começar, ele está diretamente ligado a erros operacionais. Dentre as causas estão:
- Problemas de comunicação entre operadoras e instituições;
- Registro incorreto das guias de autorização médico-hospitalares;
- Erros de digitação;
- Valores fora do acordo com a operadora na fatura;
- Ausência de prescrição médica para procedimentos executados durante o tratamento do paciente;
- Descrição incompleta no pedido;
- Falha no sistema de faturamento ou ausência dele;
- Ausência ou erros nas métricas operacionais etc.
Todas as falhas listadas acima são passíveis de serem solucionadas. E a tecnologia, certamente, pode ajudar no processo. Agora, sim, vamos as dicas!
1) Adote o prontuário eletrônico para evitar glosas
Os erros de digitação caem de forma substancial com o prontuário eletrônico. Isso porque medicamentos e procedimentos são listados e inseridos no sistema e, para quem o opera, basta selecionar a opção desejada.
Vale ressaltar que o mecanismo também aumenta o desempenho da instituição, uma vez que otimiza processos e une os dados do paciente em um único local, de forma acessível. Com isso, o profissional de Saúde, responsável pelo cuidado do paciente, pode acessar seus dados de qualquer lugar, via smartphone, e até antecipar decisões e ações antes da próxima visita clínica.
Com base no histórico, ainda, os diagnósticos são mais precisos, pois é possível enxergar todo o quadro clínico e atender de forma mais personalizada.
2) Treine a sua equipe
Não é à toa que os recursos humanos são os principais ativos de qualquer empresa. Eles são os responsáveis por fazer tudo acontecer. E exatamente, por isso, é imprescindível que tenham as informações necessárias para seu trabalho, bem como entendam o seu papel no sistema, principalmente, no que se refere à jornada do paciente dentro da instituição.
Treinar, inclusive, é fundamental se você quer evitar falhar que levem às glosas. E isso precisa ser um processo contínuo. Eles precisam estar a par de mudanças na legislação, na tabela de preços, na cobertura de procedimentos, no novo protocolo clínico adotado e, assim por diante.
3) Implemente um BI
Dados em tempo real de toda a operação facilitam a gestão e, certamente, evitam glosas. Isso porque, caso ocorra algum erro, ele pode ser corrigido rapidamente sem chegar ao estágio de glosas.
4) Auditoria interna
Auditoria interna não serve apenas para processos de certificação, mas, sim e, principalmente, para a melhoria continua da própria instituição. E, neste ponto, vale destacar que várias lacunas que podem causar glosas são encontradas, assim como sanadas pela própria equipe interna.
Resumindo:
- Automatize a sua instituição. Lembre-se: a tecnologia é uma importante aliada no combate às glosas;
- Treine sempre a sua equipe;
- Acompanhe as novas regras de órgãos fiscalizadores, como a Anvisa e a ANS, e atualize a sua equipe;
- Implemente um sistema de monitoramento inteligente, como o BI, para gerir a instituição de qualquer lugar e tomar decisões, bem como medidas corretivas rapidamente;
- Crie um time de auditoria interna e estabeleça um cronograma de ações.
Gostou das dicas?
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