BI em Saúde: como aplicar e ser mais estratégico?

Não é novidade para ninguém que a área da saúde cada vez mais utiliza novas tecnologias para otimizar as atividades e manter a qualidade no atendimento. Dentre as tecnologias que podemos citar estão os softwares para gestão de clínicas, operadoras de saúde e hospitais, a telemedicina e o Power BI em saúde, que daremos destaque neste conteúdo.

Mas, antes de entrar especificamente no Power BI em saúde, vamos falar um pouco sobre o Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios. 

Bom, o Business Intelligence (BI) é um conjunto de ferramentas que agrupam e apresentam dados relevantes sobre um negócio, contribuindo assim para a tomada de decisões. O BI foi criado em 1865 por Richard Millar Devens, mas sua utilização nas empresas começou a acontecer com mais força nos últimos anos. 

Trata-se de um software que utiliza a Business Intelligence para apresentar gráficos com dados de uma maneira mais assertiva. O software foi desenvolvido pela Microsoft e possui interface similar aos outros sistemas da empresa. 

A solução busca apresentar os dados de negócio com direcionamento voltado para a visualização de indicadores de desempenho, também chamados de KPIs. No caso de uso do Power BI em saúde, por exemplo, se utiliza para mostrar as KPIs das mais diversas áreas, desde a gestão hospitalar como um todo até a performance dos médicos e outros profissionais da área. 

Nesse contexto, o uso do Power BI em saúde é uma prova da transformação digital que vem ocorrendo na área. Mas quais os benefícios e como aplicar a tecnologia? É o que veremos no próximo tópico!

Quais são as aplicações do Power BI na saúde?

Muitas clínicas e hospitais ainda utilizam planilhas de excel para fazer o gerenciamento dos dados e controle de processos. No entanto, não utilizar o Power BI em saúde nos dias de hoje pode ser um prejuízo grande, afinal, as planilhas não conseguem armazenar uma grande quantidade de dados como um BI. 

Sua principal finalidade é para o uso de maior aproveitamento de análise inteligente de dados, redução de custos, melhoria na qualidade de atendimento e maior assertividade em seu negócio.

1. Análise inteligente de dados 

Com a grande quantidade de dados que podem ser inseridos hoje, os gestores de hospitais podem ter uma visão mais ampla acerca de quantos pacientes são atendidos diariamente, do índice da ocupação de leitos, quantas vezes um paciente internado se infectou, etc. 

Além disso, também é possível identificar, com um sistema de Power BI em saúde, o tempo dos atendimentos, quantidade de retornos e qual convênio é mais rentável. Assim, com todas essas informações pode-se medir a lucratividade do hospital, a qualidade do atendimento e, principalmente, identificar gaps a serem corrigidos. Em resumo, a partir dos dados pode-se fazer uma análise mais assertiva do desempenho hospitalar. 

2. Redução de custos 

Com uma ferramenta como essa é possível analisar quais áreas e procedimentos têm maior e menor custo, onde é possível retirar para fazer um equilíbrio entre os gastos e ainda observar quais gastos não são necessários e podem ser eliminados, mantendo assim, a saúde financeira do hospital. 

Além disso, reduz o tempo de certas atividades, podendo assim fazer mais tarefas durante o dia e trazer maior lucratividade. Sem contar com a redução de gastos com papelaria e outros registros físicos. 

3. Qualidade do atendimento 

O Power BI em saúde pode contribuir ainda com a garantia de um atendimento de excelência em seu hospital. Dessa maneira, seu hospital tem grandes chances de se tornar uma referência em atendimento de qualidade. 

Isso porque o BI ajuda no gerenciamento e acompanhamento do histórico de pacientes, gerando indicadores de saúde. 

Ainda relacionado a qualidade de atendimento, você consegue identificar qual o convênio mais rentável para o seu consultório, contribuindo com o incentivo dos profissionais da saúde que ali atuam. Além de garantir maior felicidade no ambiente de trabalho e, consequentemente, um atendimento mais prestativo e humanizado. 

Quais são os principais benefícios de aplicar o Power BI na saúde?

De maneira resumida, como qualquer nova tecnologia em saúde que seja eficaz, o Power BI em saúde contribui com a melhora de todos os processos do hospital, desde o controle financeiro até o atendimento médico. 

Assim, garante maior lucratividade, pois permite um controle financeiro mais real, o controle de pacientes e a gestão de ferramentas hospitalares. Além disso, ainda garante uma maior satisfação dos pacientes, que veem um atendimento mais ágil, personalizado e assertivo, devido ao controle de saúde do paciente via BI. 

Como utilizar o Power BI na saúde estrategicamente?

Com o Power BI em saúde, sua gestão se torna mais estratégica pois ele permite ter uma visão preditiva sobre:

  • Controle de estoques;
  • Faturamento;
  • Qual área do hospital possui maior custo;
  • Quais áreas mais utilizadas;

Desse modo, ao fazer o planejamento estratégico e financeiro do hospital, você pode inserir todas as informações retiradas do BI e indicar:

  • Quais as melhorias serão realizadas;
  • Quais áreas do hospital precisam de treinamentos e quais serão os treinamentos;
  • Que tipo de custos podem ser reduzidos;
  • Que tipo de materiais precisam ser trocados;
  • Ainda, quais investimentos ou mudanças de escopo devem ser feitos para garantir o crescimento sustentável do hospital. 

Assim, o investimento na tecnologia te ajuda a entender melhor seu negócio e como atingir os resultados esperados nos próximos anos.  

A tecnologia como aliada

Como você pôde observar, utilizar tecnologias para melhorar a gestão hospitalar é essencial, pois elas contribuem com o crescimento do seu hospital ou da sua clínica. O Power BI em saúde é apenas uma das tecnologias que contribuem com esse crescimento. 

Utilizar um software de gestão hospitalar também pode ser uma transformação muito positiva na área da saúde. Com um sistema como o Otto hx você consegue fazer uma gestão assistencial e administrativa completa. 

Conheça agora o software de gestão hospitalar Otto Hx 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Falar Agora
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar ?
Scroll To Top