Saúde na era digital - médica olhando o notebook

12 tendências sobre saúde na era digital para adotar em 2021


Quando você escuta alguém falar sobre a era digital, o que lhe vem à cabeça? Para a maioria das pessoas vem imagens de filmes de ficção científica, correto? A verdade é que nós já vivemos na era digital em nossa vida pessoal e profissional, inclusive, várias profissões já se modernizaram suficientemente para se considerarem digitais. Uma delas é a área da saúde! 

A saúde na era digital se mostra cada vez mais eficiente e veloz, ao ponto de permitir que hoje aconteçam consultas remotamente. Nós já podemos observar esse movimento porque, na realidade, a era digital já começou há algum tempo, após o período industrial. Esse período histórico que estamos vivendo pode ser chamado também de era da informação e era tecnológica. 

Porém, com a atual pandemia que estamos vivendo, várias tendências de saúde na era digital foram surgindo. Para que você conheça melhor quais são elas, continue acompanhando 

A saúde na era digital 

Como apontamos acima então, a saúde na era digital já não é mais algo que se pensa para um futuro. No entanto, no ano de 2020, as clínicas, hospitais e operadoras de saúde que ainda não haviam se entendido como digitais, foram praticamente obrigadas a se adequar à transformação digital. 

Isso porque, com a pandemia da Sars-cov-2, utilizar meios como a telemedicina e outras tecnologias se tornou praticamente um item obrigatório. A seguir, vamos apresentar algumas inovações que contribuíram para a digitalização da área da saúde e que são tendências para 2021. 

  1. Telemedicina

A principal inovação utilizada após o início da crise do Covid-19 foi a telemedicina. Com ela, foi possível que os hospitais e as operadoras de saúde, em geral, acompanhassem os pacientes sem a necessidade do deslocamento ao ambiente hospitalar. 

O acompanhamento via web mostrou bons resultados e muitos profissionais pretendem manter esses atendimentos para doenças não tão graves, que podem ser feitas por meio de videochamadas ou ainda por meio de ligações simples e chat para acompanhamento e consultas dos pacientes. 

  1. Foco na experiência do paciente

Quando se fala em métricas da área da tecnologia, uma delas é a satisfação dos clientes. Pegando esse ponto como exemplo, a área da saúde também tem implementado tecnologias para garantir a melhor experiência do paciente dentro daquele hospital ou daquela prestadora de serviços. 

Assim, a tecnologia torna-se fundamental para oferecer o serviço de acordo com o que for melhor para o paciente, isto é, para um atendimento personalizado. 

  1. Avanço no controle da produtividade 

Do mesmo modo que empresas do mercado, especialmente as de tecnologia, utilizam maneiras de medição de produtividade, os hospitais muito em breve também irão utilizar métricas de controle de produtividade dos colaboradores. 

Também através da tecnologia, será possível medir outros problemas que o hospital poderá enfrentar possíveis problemas que aparecerem. Assim, é possível prever um futuro gargalho e resolver antes que se torne um problema maior. 

  1. Coordenação do cuidado em Saúde 

A atenção primária enquanto direito de todos é indispensável e a utilização das inovações digitais para o trabalho realizado pelos agentes de atenção primária hoje, são regras. A aplicação dos quesitos da atenção primária depende fielmente da coordenação de cuidados de saúde. 

  1. Atendimento ao beneficiário 100% remoto 

Há algum tempo algumas cidades (no caso dos sistemas públicos) e planos já optam por marcar consultas e exames via telefone. Com os avanços tecnológicos, hoje boa parte desses atendimentos é feito online. Assim, fica muito mais fácil marcar consultas e exames por meio das opções tecnológicas disponíveis, por exemplo, o whatsapp e os chatbots. 

Dessa forma, pacientes que moram em cidades afastadas dos grandes centros ou que não podem se locomover até um ambiente hospitalar, podem realizar consultas e obter acompanhamento médico sem sair de casa. 

  1. Reforço no sistema de imunizações 

Um dos maiores esforços atuais da rede pública de saúde é em relação a imunização da população contra o covid-19. Essa é uma doença que, a princípio, o que se sabe, será endêmica, ou seja, teremos que nos vacinar recorrentemente.

Portanto, garantir tecnologias de armazenamento e materiais necessários para a vacinação será um esforço obrigatório das autoridades e das empresas privadas de saúde. 

  1. Organização das prioridades 

Com a Covid-19, muitos exames e consultas foram adiados. Por conta disso, muitos hospitais e operadoras precisaram garantir um sistema que permitia a reorganização destas atividades. Dessa maneira, quando as coisas “voltarem ao normal”, é possível evitar erros prejudiciais aos pacientes que precisam desse atendimento. 

  1. Rede de assistência e informação 

Por fim, outra tendência da saúde na era digital, é que será essencial a adequação dos hospitais para atender também outras doenças e emergências. Seguindo a mesma linha de raciocínio do item anterior, é necessário uma rede que faça a assistência frequente do seu sistema de gestão para esse “novo normal”. 

Os principais desafios para profissionais de saúde na era digital

Implementar a gestão da mudança

Uma das principais mudanças que devem ser implementadas na saúde na era digital é em relação ao comportamento social

Com a onda do autocuidado, os profissionais da saúde devem estar preparados para os pacientes mais curiosos que costumam dar aquela “olhada no Dr. Google” sobre alguma doença, por exemplo. Além disso, é importante acompanhar se os pacientes não estão se automedicando, fazendo exercícios ou utilizando substâncias indevidas por conta de pesquisas na internet. 

Adaptar-se à tecnologia

Os novos profissionais, ou seja, os recém-formados ou estudantes já tem uma bagagem de conhecimento tecnológico que muitos profissionais mais experientes não possuem. 

Assim, geralmente a mudança acontece por conta destes novos profissionais. Então, um dos desafios, especialmente para os profissionais mais experientes, é implementar as inovações e fazer uma adaptação às novas tecnologias em saúde

Oferecer um atendimento humanizado

Uma dificuldade da telemedicina é conseguir um atendimento mais humanizado. Isso porque, com a distância, é mais difícil a aproximação. 

No entanto, essa questão pode ser resolvida com algumas dicas como: 

  • Sempre olhe para o paciente na câmera;
  • Evite fazer a conferência em locais barulhentos;
  • Organize o espaço para que o paciente se sinta confortável;
  • Tire todas as dúvidas com clareza.

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