Quais são os benefícios da Inteligência Artificial na Saúde?

Que a área da saúde investe cada vez mais em novas tecnologias a fim de otimizar processos, melhorar atendimentos, agilizar pesquisas científicas da área e outras facilidades, você já sabe, certo? Mas, como é que funcionam tecnologias como a Inteligência artificial na saúde? 

Neste artigo, vamos te mostrar um pouco mais sobre a atuação dessa tecnologia. E para começar, preciso te fazer mais uma pergunta. Você sabe o que é a Inteligência Artificial (AI)?

Em resumo, a Inteligência Artificial é uma inovação tecnológica que busca fazer com que robôs — tendo eles “corpos” ou não —, atuem de maneira similar à inteligência humana. Muita gente tem receio e até um certo medo dessa tecnologia, isso por acreditar na afirmação de que  “os robôs vão roubar nossos empregos”. 

Essa crença, no entanto, não é verdadeira. A realidade é que, a Inteligência Artificial veio para contribuir com o desenvolvimento e a otimização do trabalho humano

Na saúde, por exemplo, podemos citar um acontecimento recente que mostra a importância dessa ferramenta que contribui para a transformação digital na saúde, que são as pesquisas sobre a codificação genética do novo coronavírus, que no Brasil, foram feitas em tempo recorde. 

A inteligência Artificial na saúde

Mas engana-se quem pensa que foi apenas nesse momento que passou a ser utilizada a IA. Diversos hospitais e operadoras de saúde já vinham utilizando esses tipos de tecnologias para diversas atividades há algum tempo e possibilitando assim um atendimento mais rápido, humano e assertivo a população como um todo. 

Vejamos então como está sendo a utilização da Inteligência Artificial na Saúde: 

1. Realização de diagnósticos 

Anteriormente, a realização de diagnósticos era menos assertiva e consequentemente, resultava na necessidade de realizar inúmeras cirurgias para tratamento de doenças. Agora, com as novas tecnologias aplicadas à saúde, é possível fazer diagnósticos mais precisos, por conta de softwares que permitem essa atividade. 

Além disso, com a conhecida Big Data, os médicos passaram a identificar problemas e propor soluções com base em dados, inclusive de imagens. Com uma grande base de dados os médicos podem acessar inclusive informações de familiares podendo atuar na estratégia de prevenção de doenças. 

2. Otimização e armazenamento de dados 

Em outros materiais já comentamos um pouco sobre cloud computing, correto? Pois é, com essa tecnologia, armazenar dados ficou ainda mais fácil e seguro, sem contar a economia financeira. A possibilidade de armazenamento de dados na nuvem também é um benefício oferecido pela Inteligência Artificial. 

Com esse armazenamento pode-se fazer ainda uma integração com sistemas — quando o próprio sistema não tiver nuvem — e os processos podem ser feitos automaticamente pela IA. 

3. Softwares para gestão hospitalar 

Com a Inteligência Artificial na saúde, que muitos softwares de gestão hospitalar possuem, é possível fazer um controle maior da sinistralidade, acompanhamento de pacientes, novos registros e prontuários

Anteriormente, essas atividades eram realizadas manualmente. O que, além de dificultar em relação ao tempo, gasta em excesso e ocupa espaços físicos desnecessários. 

Com um software também é possível acompanhar os indicadores de saúde, isto é, quais os resultados que o hospital estava esperando terminar o período, com quais resultados o período foi finalizado, etc. 

4. Tratamento do câncer 

Assim como feito com o Sars-cov-2 (vírus que transmite a Covid-19), espera-se que com a inteligência artificial em saúde e outras tecnologias contribuam com os avanços para os tratamentos de outras doenças, como o câncer. 

Sabemos que hoje, o tratamento é bastante nocivo, não apenas para o câncer, como também para outras doenças. Assim, com as novas tecnologias, espera-se que seja possível um tratamento mais brando.  

A IA tem contribuído nos avanços de pesquisas para a identificação dos genomas das doenças a fim de oferecer o tratamento mais indicado.

Como a Inteligência artificial beneficia a área da saúde?

Em relação a benefícios da Inteligência Artificial em Saúde não se tem dúvidas de que ela contribui com o estudo do genoma e com o armazenamento de dados. 

Mas quais são os reais benefícios dessa tecnologia? De maneira geral, os benefícios da IA são: 

  • Maior precisão dos diagnósticos;
  • Otimização do armazenamento de dados;
  • Ampla base de dados para diagnósticos precoces;
  • Softwares ágeis e prontuários eletrônicos;
  • Melhores recursos no tratamento de câncer.

No entanto, para explicar melhor e, claro, fazer uma diferenciação entre os benefícios da IA para instituições e pacientes. Assim sendo, veja:

Benefícios da IA para instituições 

Segundo uma pesquisa publicada na MIT Technology Review Insights, quase 100% dos médicos admitem que utilizam a IA para otimizar o trabalho. Segundo eles, a velocidade e a precisão dos dados é muito maior com a IA. 

Além disso, 78% dos profissionais que responderam a pesquisa identificaram um melhor fluxo de trabalho em seus consultórios. 

A tecnologia está beneficiando ainda as:

  • Análises de dados dos pacientes, trazendo maior assertividade para tratamentos, com um tratamento mais humanizado e individual;
  • Análises de exames, especialmente os que contém imagens e análises preditivas. 

No caso da última, um ótimo exemplo de como esse é um benefício é que, na China, dez dias antes de acontecerem, a análise previu que os casos de pneumonia iriam ocorrer em massa. 

Além disso, agora também é possível que esses sistemas cuidem da higienização local e claro, da identificação de doenças ou sintomas. Com isso, a ação do médico é mais rápida e assertiva. 

Benefícios da IA para pacientes 

Sem dúvidas, qualquer paciente irá gostar e preferir um rápido atendimento ou a possibilidade de prever doenças e começar a tratá-las antecipadamente. Assim, é inegável como a IA contribui na vida desses pacientes. 

Com essas tecnologias contribuindo para a profissão do médico, para o paciente o atendimento rápido e assertivo é indispensável, assim, os pacientes se beneficiam com uma atendimento mais veloz, mas também, mais humano

Outra possibilidade da IA é o agendamento de consultas online, a realização do check in dos pacientes, envio de mensagens automáticas para preparar pacientes para exames, entre outras funcionalidades. 

Conclusão 

Em resumo, as novas tecnologias têm cada dia mais contribuído para que o exercício da medicina seja ainda mais fácil e otimizado. 

É por isso que contratar um software de gestão hospitalar é a melhor opção para quem deseja:

  • Controlar melhor as informações do hospital;
  • Manter um cadastro online de pacientes;
  • Otimizar as atividades do hospital;
  • E tornar o atendimento mais rápido e humano. 

Para isso, conheça AGORA o software de gestão hospitalar da Otto Hx!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Falar Agora
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar ?
Scroll To Top