Entenda quais são os caminhos recomendados para as instituições do setor quando o tema é investimento em tecnologia para a saúde e faça a sua escolha.
Investir em tecnologia para a saúde, executar a tão famosa transformação digital, criando a convergência entre dados e estratégia empresarial é algo que 84% dos gestores concordam que é necessário fazer e, que “sim!”, possui um papel importantíssimo nos negócios. Isso é o que aponta o estudo global da Deloitte “Chief Strategy Officer (CSO) 2022.
Entretanto, na prática, não é isso que acontece, pois a maioria dos líderes, ainda, vê suas instituições como carentes em tecnologia e considera que é preciso avançar, desbloqueando possibilidades, melhorando processos e a experiência do paciente.
Uma coisa é certa: é necessário começar! E uma grande dúvida chega nessa hora: por onde? Como investir em tecnologia para a saúde? Com uma estrutura interna? Com um modelo terceirizado? Ou ainda com uma terceira opção, a híbrida?
A Otto hx vai te ajudar a responder essa questão para que possa começar ou reestruturar a tecnologia em sua instituição de maneira assertiva e segura.
Por que é preciso investir em tecnologia para a saúde?
Dentre os principais investimentos em tecnologia para esse ano, segundo a pesquisa “Agenda 2022”, da Deloitte, estão: aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão (96%); infraestrutura (96%); gestão de dados (95%); segurança digital (95%); customer marketing (81%); e atendimento ao cliente (78%).
E isso é só o começo. A transformação digital, hoje, é imprescindível para a gestão em saúde, já que atua perante todas as frentes do processo de cuidado do paciente, além de melhorar cada uma delas: diagnóstico, terapêutica e prevenção. E, com isso, também entregar valor, ou seja, redução de custos com o melhor resultado possível ao paciente. A equação perfeita, pois todos ganham.
Terceirizar ou investir em uma estrutura interna?
Para que escolha o melhor caminho, aquele que melhor corresponda as necessidades de sua organização é preciso conhecer as possibilidades na hora de investir em tecnologia em saúde. Vamos lá!
1 – Terceirizar a tecnologia em saúde
A terceirização da tecnologia em saúde tem se tornado uma tendência nos últimos anos. Isso porque permite a gestão eficaz do processo, além de contar com diferentes tipos de ferramentas, aplicações, equipamentos, softwares e sistemas operacionais, que auxiliam na proteção de dados, otimização de processos e na tomada de decisões. Dentre os principais benefícios estão:
- Inovação para a instituição;
- Redução dos custos fixos e operacionais: você tem uma economia de até 25% a 35% ao mês com equipe dedicada, encargos trabalhistas, além de evitar gastos constantes com reposição de equipamentos, energia, servidores, além de abrir espaço para mais consultórios ou leitos, aumentando, desta forma, o fluxo de atendimento na instituição;
- Suporte de TI e assistência técnica especializados, treinados e atualizados constantemente;
- Melhoria dos processos e resposta rápida, o que agrega no atendimento ao paciente;
- Foco centrado no paciente e na entrega de valor;
- Previsibilidade de gastos;
- Acesso as novas tecnologias: com a terceirização, a sua instituição se mantém atualizada frente às tendências do mercado e com o que há de mais avançado para atender seus pacientes;
- Segurança de dados altamente eficaz;
- A terceirização propícia remanejar melhor seus recursos e, assim, extrair rentabilidade de outras áreas;
- Entrega de tecnologia estruturada e adequada para atuar com análise de dados e medidas corretivas e preventivas
Se esta opção se encaixa nos parâmetros do seu negócio, os próximos passos agora são:
- Estabelecer metas: defina objetivos e indicadores junto ao fornecedor. O momento inicial, logo após a contratação, é super importante, pois será nele que você contará sobre os desafios da instituição, bem o que espera como resultado para saná-los.
- Comunicação alinhada: todo novo processo precisa ser comunicado para todos os envolvidos, direta e indiretamente, ou seja, para a instituição como um todo. Então, será necessário estabelecer junto a área de endomarketing um plano de comunicação para isso. Lembre-se sempre: pessoas envolvidas, que se sentem parte, tendem a se envolver mais e melhor.
2 – Investir em estrutura interna de tecnologia em saúde
Contar integralmente com a dedicação de especialistas, hoje, é a principal vantagem de investir em uma estrutura interna de tecnologia em saúde. Por outro lado, o que parece ser uma praticidade, certamente, pode pesar no bolso, já que será necessário remunerar:
- Colaboradores;
- Despesas trabalhistas;
- Equipamentos: novos, consertos, acessórios etc.;
- Banco de Dados;
- Licença de softwares;
- Servidores;
- Energia;
- Internet;
- Treinamentos.
Para ter ideia do custo médio de uma equipe hoje, segue abaixo algumas referências:
- A média salarial para Analista de TI no Brasil é de R$ 3.115,00.
- A média salarial para Coordenador de TI no Brasil é de R$ 6.245,00.
- A média salarial para Gerente de Serviços de TI no Brasil é de R$ 10.552,00.
- A média salarial para Administrador de Banco de Dados no Brasil é de R$ 7.090,00.
- + Encargos
Já com relação aos valores de equipamentos e licenças de softwares, temos uma média de:
- Notebook: de R$ 3.000,00 a R$ 7.000,00
- PC: de R$ 1.700,00 a R$ 8.700,00
- Nobreak: de R$ 580,00 a R$ 730,00
- Impressora: de R$ 390,00 a 680,00
- Fone: de 90,00 a 290,00
- Licença SQL Server USD 13.748
Além da manutenção e troca de acessórios, conforme falha no funcionamento.
Agora, se você realmente quer ter uma equipe de tecnologia interna, vale destacar dois pontos importantes:
- Especialidade na área: é interessante que o especialista conheça sobre o mercado no qual ele vai atuar para que execute as suas atribuições de forma mais eficiente;
- Cultura organizacional: a empresa deve valorizar e incentivar seus colaboradores para um processo de aprendizado contínuo, de forma que se mantenham atualizados, motivados e, por dentro das principais ações de inovação no mercado para trazer novas ideias para dentro de casa.
3 – Investir em estrutura de tecnologia híbrida
O modelo híbrido trata-se de mesclar os dois processos, ou seja, ter uma pequena estrutura interna dedicada e terceirizar uma plataforma. Assim, você terá:
- Especialistas full time no negócio;
- Inteligência e estratégia de dados da empresa terceirizada;
- Informações em tempo real;
- Os custos com equipamentos e pessoas não serão tão caros, já que você manterá uma reduzida equipe local e terceirizará as demais operações.
Está na hora de investir em tecnologia
Seja qual for a sua escolha, conforme foi tratado no início deste artigo, começar é necessário. Afinal, o mundo hoje é tecnológico, conectado e, para fazer parte dele, é preciso estar no contexto.
Se ainda tem dúvidas, principalmente, no que tange a terceirizar 100% da operação, você pode começar aos poucos, por módulos.
Elabore um plano por etapas, fomente a cultura da informatização entre colaboradores e, aos poucos, torne sua equipe mais estratégica e menos operacional. Isso garante uma entrega de qualidade dos serviços, além de te dar mais segurança, aproximando-se cada vez mais do parceiro de tecnologia.
Otto hx: acessível e flexível como a sua instituição precisa!
A Otto hx oferece todas as soluções e suporte para que os gestores possam gerenciar a sua instituição de saúde de ponta a ponta.
Com um time, altamente qualificado, a Otto hx atua ativamente na entrega dos melhores recursos em tecnologia para promover maior eficiência nos processos e alcance dos resultados operacionais pretendidos.
Vale destacar que a Otto hx é uma spin-off do Grupo Benner, que possui mais de 20 anos de experiência no setor da Saúde e, ao longo desse tempo, desenvolveu projetos customizados para clientes de diversos portes.
Afinal, o objetivo sempre foi e, continua sendo, colaborar para o desenvolvimento tecnológico do setor, além de apoiar seus líderes por meio de dados e informações que corroborem e facilitem a tomada de decisão, tendo o paciente como centro do cuidado.
Nossas soluções são 100% web desde 2005 e, principalmente, são pensadas estrategicamente para otimizar e simplificar a rotina de gestores e colaboradores. Isso significa gerar uma melhor experiência ao paciente em toda a sua jornada dentro das instituições. Quer entender melhor como isso funciona na prática? Então, agende uma bate-papo com nossos especialistas.