Assim como nos hospitais, tecnologias para clínicas são fundamentais para a sustentabilidade e competitividade do negócio.
A Saúde 5.0 propõe um cenário em que a TI seja o grande alicerce para um setor integrado e otimizado. Isso envolve não apenas as grandes redes hospitalares, como também, as clínicas médicas. Neste artigo, você vai entender a importância de investir em tecnologia para clínicas e os benefícios que tais soluções trazem para a gestão.
Mas, antes de pontuar os ganhos que a digitalização traz para a clínica, você conhecerá o valor da informação hoje. Afinal, gerenciar adequadamente os dados é um fator crítico de sucesso para qualquer empresa, e na saúde isso não é diferente. Vamos lá!
O valor da informação
A premissa para o setor de saúde estar inserido nesse admirável mundo digital é dar a devida importância à tecnologia da informação – no caso, a tecnologia para clínicas – da mesma forma que visualiza os demais recursos – financeiro, materiais, pessoas, dentre outros.
E exatamente por isso, a tecnologia para clínicas pode ser considerada como um dos primeiros passos para uma gestão que tem bem definida a sua estratégia competitiva. Segundo Porter, “entendemos como estratégia competitiva o conjunto de ações defensivas ou ofensivas para criar uma posição sustentável no mercado e poder enfrentar as cinco forças competitivas: clientes, fornecedores, concorrentes diretos, novos concorrentes e substitutos”.
Portanto, ao colocar as estratégias competitivas em prática se obtém maior controle do gerenciamento da instituição, incluindo, claro, o uso da tecnologia para isso.
Dessa forma, o resultado é a tomada de decisões de forma assertiva e inteligente, com condições precisas para que sejam efetivadas para o sucesso do negócio.
Importância da Tecnologia para Clínicas
Esclarecido o porquê os dados e as informações desempenham um papel fundamental para o sucesso do negócio, será o momento de explicar os benefícios que as tecnologias para clínicas, especificamente, trazem para a a instituição.
Para começar, a sustentabilidade. Com o uso de dados há otimização de tempo e maximização de receita, ambos objetivos da gestão e, também pilares para que o negócio se mantenha próspero e consiga cumprir o compromisso com seus clientes.
Com as soluções digitais é possível não apenas administrar melhor o tempo, como ainda diminuir custos, proteger as informações, agilizar os processos internos e burocráticos e obter um dos principais propósitos do valor em saúde: a melhor experiência do paciente.
Além disso, a instituição que investe pode contar com três itens chaves: eficiência, segurança e produtividade, que serão explicados em detalhe na sequência.
1 – Eficiência
De nada adianta ter em mãos um oceano de dados se não houver integração e inteligência, que permita interpretá-los e oriente para a melhor decisão. Afinal, como diz o ditado, “não se gerencia o que não se mede”.
E quando se fala sobre tecnologias para clínicas, refere-se a ferramentas necessárias para obtenção de indicadores e, consequente, melhoria de performance de toda a equipe, de toda a instituição. Por meio de um processo digital, de softwares é possível organizar as informações em uma única plataforma e linguagem. E, com aa centralização de dados, trazer mais agilidade para a operação , já que tudo está no mesmo lugar..
Ah! Vale uma ressalva nesse ponto. A eficiência aqui trata tanto dos dados de colaboradores da clínica, como de seus pacientes. Traz informações financeiras, de compras, enfim, tudo que é necessário para a administração de uma instituição de saúde, assim como prontuários eletrônicos para conduzir tratamentos.
Nessa mesma plataforma, a tecnologia para clínicas pode fornecerdados sobre a rotina dos médicos, seu planejamento, agendamento de consultas, entre outros.
Com isso, a equipe – colaboradores, médicos, recepcionista, etc – passa a ter ganhos significativos, como economia de tempo, organização das informações e agilidade. E o paciente, em atendimentos melhores e mais humanizados. Dessa forma, há pessoas mais satisfeitas de ponta a ponta do processo, indicando a clínica para a sua rede de contatos. Todos se beneficiam.
2 – Segurança
Todo esse grande volume de dados requer investimento em tecnologia. Afinal, uma clínica precisa proporcionar aos seus pacientes, segurança para que as informações não se percam ou sejam roubadas, ou pior ainda, vazadas.
Todo esse universo de dados não pode ser armazenado apenas em computadores. Além de limitar o banco de dados, isso impede que a informação seja acessada pelo médico em outros lugares quando necessário.
Respondendo a essa dor está a solução em Nuvem ou em cloud, como preferem chamar alguns. Ela vem para resolver problemas de armazenamento de dados, informações perdidas e acesso remoto, já que podem ser acessadas de qualquer lugar do planeta.
Vale lembrar também que essa tecnologia para clínicas diminui significativamente problemas decorrentes de erro humano, já que a probabilidade de eles ocorrerem com preenchimento digital de documentos, como receitas, prontuários ou solicitações de exames, é bem menor do que formato físico.
Resumindo: dados em tempo real, com acesso de qualquer lugar, com informações concisas e atualizadas, com menor chance de erro.
3 – Produtividade
Outro importante elemento presente na equação sobre os benefícios que a tecnologias para clínicas trazem para a gestão é a produtividade. Elas podem identificar, por exemplo, quais são os processos mais morosos, assim, como resolvê-los.
Também pode estimar o tempo médio de atendimentos x demanda de consultas. Com tais informações, a gestão da clínica terá em mãos, dados que podem indicar a necessidade para a contratação de mais profissionais, investimento em determinada especialidade e até criação de novas unidades com base na procura por região. As possibilidades são inúmeras.
Ainda sobre consultas, as tecnologias para clínicas respondem a mais uma dor recorrente do dia a dia dos gestores: desmarcação de consulta em cima da hora.
Com a tecnologia, é possível lembrar antecipadamente o paciente de sua consulta e confirmar a sua presença ou desmarcar, antecipadamente, caso haja a necessidade.
Isso reduz potencialmente os índices de faltas e atrasos da consulta. Logo, a gestão também consegue manter a rotatividade e dar espaço para novos clientes, uma vez que não há tempo perdido devido à ausências..
Além disso, com a tecnologia, os resultados de exames chegam mais rápido nas mãos do profissional. Isso confere ao processo agilidade e segurança no atendimento.
Vale lembrar, ainda, tecnologia voltada ao prontuário eletrônico não é só para grandes corporações! É para qualquer instituição de saúde que deseja fazer a transformação digital em suas operações.
Essa poderosa ferramenta reúne todo o histórico do paciente, auxiliando no tratamento, uma vez que toda a equipe assistencial tem acesso ao plano de cuidado – medicamentos ministrados, exames realizados, prescrições, alergias e, por aí vai. Isso minimiza a busca por papéis e de fazer a mesma pergunta ao paciente tantas e tantas vezes. Facilidade para os profissionais de saúde, melhor experiência ao paciente. Todos ganham.
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