Além de aumentar atendimentos e proporcionar melhor experiência ao paciente, investir em tecnologia para clínicas confere melhor posicionamento da marca no mercado de saúde.
Assim como qualquer outro negócio, o sucesso de uma clínica médica está intrinsicamente ligado à captação de novos pacientes. Afinal, quanto mais pacientes, mais na frente a instituição estará da concorrência. Engana-se quem pensa que, para isso, é necessário apenas um bom marketing.
Nesse artigo, você vai entender como a tecnologia para clínicas pode ser uma grande alavanca para captação e retenção de clientes.
Clínicas e consultórios e sua ascensão no mercado brasileiro
Com um crescimento de 8,1% (clínicas) e 4,1% (consultórios), as instituições desse segmento vem ganhando força no mercado de saúde brasileiro, de acordo com a Fehoesp – Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos do Serviços de Saúde do Estado de São Paulo.
Dentro desse contexto, a ideia é continuar a escalada para cima. De que forma? Tendo a tecnologia como forte aliada. Ou seja, com um mercado tão promissor – e também competitivo – o gestor de uma clínica ou um consultório médico não deve abrir mão de ferramentas digitais para alavancar o seu negócio.
Afinal, é com a tecnologia traz ganhos em eficiência, agilidade e segurança no dia a dia, além de obtenção de elementos diferenciais para, não apenas conquistar novos pacientes, como também mantê-los fiéis a clínica.
Vale destacar que trazer novas tecnologias para a sua clínica é garantir assertividade e redução de erros em sua gestão, bem como potencializar a jornada de seu paciente.
Sendo assim, investir em plataformas pode trazer diversos benefícios . Veja alguns:
- Aumentar o volume de pacientes;
- Melhorar a experiência do paciente;
- Melhorar a imagem da marca da clínica.
Devido a importância de cada um desses itens, segue a sua explicação aprofundada.
Mais tecnologia = mais pacientes
Não há milagre, há recursos, inovação e tecnologia que atuam para potencializar a capacidade de atendimento de clínicas, como a sua.
Como?
Investindo em softwares desenvolvidos especificamente para consultórios que proporcione, por exemplo, interação com o público.
Exemplo disso são tecnologias para clínicas que lembram antecipadamente o paciente do dia e horário da consulta. Caso haja desistência, a plataforma de gestão de sua clínica pode imediatamente fazer o remanejamento de outro paciente no lugar.
Ao automatizar todo o processo do consultório, também, é possível, na primeira consulta, agendar lembretes ao paciente, seja por e-mail, whastapp ou outro meio de comunicação que o paciente desejar. Com essa definição, uma sequência de mensagens é programada e enviadas.
Evitar o absenteísmo é também ter mais pacientes atendidos
Isso só reforça ainda mais uma das principais regras para manter a sustentabilidade do seu negócio: para manter o crescimento da receita ano a ano é preciso mais clientes. Com menos ausências, ou melhor, faltas, melhor será a sua margem. Tudo isso graças a elementos digitais que trazem tecnologia para sua clínica.
Ainda dentro do cenário de tecnologia para clínica, há o prontuário eletrônico do paciente. Ele pode armazenar todo o histórico do paciente (anotações, exames etc), podendo ser acessado pelos profissionais de saúde, não apenas nos limites físicos do consultório, mas de qualquer lugar do planeta, no qual haja um sinal de internet.
Além disso, esses softwares garantem a segurança dos dados dos pacientes, minimizam os erros humanos e conferem agilidade ao atendimento.
E como os prontuários eletrônicos impactam na captação de clientes?
Proporcionando uma jornada rápida e efetiva. Uma vez que há uma experiência positiva do paciente em no estabelecimento, a probabilidade dele voltar – e até mesmo indicar aos amigos – é grande.
Melhor experiência do paciente
Já se foi o tempo em que o paciente ia para uma consulta sem nenhuma informação e totalmente passivo às recomendações médicas.
Hoje, ele já vai para a primeira consulta munido de diversas informações colhidas por meio da internet ou pela indicação de amigos.
Nesse sentido, o primeiro contato do cliente com a sua clínica pode começar por ferramentas digitais de comunicação, ou seja, o site, o chatbot.
Nesse segundo, inclusivo, é possível filtrar e personalizar o contato. Por lá, o paciente consegue agendar a consulta, obter resultados de exames, ou mesmo falar com um atendente humano, mas com uma diferença: a recepção já terá todas as informações, ou seja, o perfil do cliente quando iniciar o diálogo.
Além disso, dentre as tecnologias para clínica um destaque vai para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).Por meio de um com software é possível tornar esse canal de atendimento mais ágil e assertivo.
Por meio dessa comunicação, também é possível investir em mensagens para felicitar o paciente em datas marcantes, como aniversário, Natal, Ano Novo, ou até mesmo lembrar que a clínica estará fechada em dias de feriado, ou que mudou de endereço ou telefone.
Com todas essas ações , a sua clínica marca presença na memória do paciente, não apenas no dia da consulta, mas durante todo o ano.
Telemedicina para o paciente 4.0
Outra tecnologia que impacta diretamente a experiência do paciente é a Telemedicina, que foi muito potencializada com a pandemia da Covid-19.
Hoje, ela não é mais uma tendência, já que faz parte do ecossistema da saúde brasileira e mundial. Os consultórios que investirem nesse tipo de atendimento, certamente, estarão em uma posição diferenciada no mercado.
Afinal, além de gerar economia – tanto para o consultório como para o paciente, a telemedicina é uma alternativa estratégica para você expandir a marca para outras regiões, ampliando ainda mais a gama de atendimentos.
Tecnologia para clínicas e a imagem da marca
Nesse artigo, você viu que são muitos os benefícios que a tecnologia gera tanto para a gestão, como para a captação – e fidelização– do paciente.
É possível afirmar, então, que a tecnologia para clínicas ou consultórios também é um valor importante para a marca. Isso porque tê-la aliada a valores digitais, demonstra que sua instituição está seguindo tendências, proporcionando atendimentos mais seguros e estabelecendo uma comunicação direta e transparente com o cliente.
Se a sua clínica ainda não está inserida na Saúde Digital, muito provavelmente seus concorrentes estão.
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