Qualidade na Saúde

Qualidade na Saúde: a oportunidade para melhores desfechos clínicos e gestão financeira

Cultura e Educação são alguns dos desafios da Qualidade na Saúde brasileira


Se fosse possível definir o que é Qualidade na Saúde, poderíamos dizer, em linhas gerais, ser a garantia de que os serviços prestados sejam, de fato, os melhores e que todos os procedimentos sejam realizados adequadamente.

Mas, esse olhar merece uma maior atenção, visto que, em se tratando de hospital, estamos diante de um ambiente com estrutura e processos complexos e interligados, em que cada etapa interfere no todo e no resultado final.

Ou seja, a melhor performance não depende apenas de um parâmetro, mas de inúmeros alinhamentos, com diferentes níveis de profissionais envolvidos.


Mas, afinal, o que é Qualidade e como medi-la?

O selo de acreditação vem para excluir quaisquer respostas subjetivas a essa pergunta. Isso porque o processo de acreditação recorre à transparência e clareza na avaliação dos procedimentos. E é o que vamos esclarecer a seguir.


A cultura da Qualidade

O que há pouco tempo era um diferencial, hoje, ter uma acreditação é essencial para as instituições que desejam se destacar no setor.

Além das melhorias operacionais, é importante ressaltar a mudança de cultura implementada pelo processo de acreditação.

O resultado não termina com a conquista do selo. Pelo contrário, esse é apenas o primeiro passo. A Qualidade deve ser entendida por todos os colaboradores como um processo contínuo e que deve ser perseguido exaustivamente.

Esses padrões eficientes implementados surtirão resultados não apenas em procedimentos seguros e assertivos para o paciente, como também impactarão diretamente no equilíbrio financeiro da instituição.

A acreditação coloca o paciente no centro da assistência, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade financeira do sistema por prezar pela saúde baseada em valor.

Isto é, o processo para a conquista da acreditação envolve protocolos e procedimentos que englobam, além da segurança e qualidade assistencial, a diminuição de custos, a incorporação estratégica de novas tecnologias, dentre outras medidas de alta performance.

Ainda que seja um processo voluntário, sem caráter de fiscalização, é cada vez mais importante enfatizar o valor da acreditação em nosso sistema de saúde como um todo.

Isso porque há uma integração crescente entre os diversos players da Saúde, sendo eles do setor público ou privado.

Por exemplo, no processo para a conquista do selo ONA, além do cumprimento de requisitos para garantir a segurança dos pacientes e demais usuários da instituição, há também uma atenção quanto aos serviços contratados pelo hospital, como laboratórios e empresas terceirizadas.

Esses players devem estar em consonância com a cultura de qualidade da instituição. Ou seja, todas as áreas devem atuar em sinergia.

Temos, então, uma mudança cultural e organizacional na instituição em que se preze pelo melhor cuidado, sem desperdício e sem excesso. Isso significa o melhor uso de todo aparato da saúde, como a utilização de equipamentos, exames, leitos, procedimentos, dentre outros.

Mesmo diante de tantos benefícios assistenciais e financeiros, a Qualidade no Brasil ainda tem muito o que evoluir. É o que veremos agora.


Qualidade na Saúde brasileira

O Brasil possui exatos 6.411 hospitais e, desse universo, apenas 459, ou 7,2%, possuem algum tipo de acreditação, segundo o estudo “Desafios de Qualidade em Saúde no Brasil”, realizado pela Anahp – Associação Brasileira dos Hospitais Privados.

Esse quadro é bastante diferente se comparado a outros países.

Ainda de acordo com a pesquisa, na França, por exemplo, a acreditação passou a ser obrigatória desde 1996 e a não renovação do selo implica em sanções e até suspensão da licença do hospital.

Outro exemplo é o sistema público de saúde inglês – o National Health Service (NHS) -, que utiliza a acreditação como base para uma política de melhoria contínua do sistema, inclusive com padrões específicos para unidades de baixa complexidade.

Já nos Estados Unidos e Canadá, assim como no Brasil, não há obrigação para ter o selo, mas quase todos os serviços de saúde são acreditados.

O motivo disso é por causa da concorrência, ou seja, por lá governos e grandes companhias contratam apenas hospitais acreditados.

Soma-se também o fato de que há maior entendimento sobre o que é e a importância da acreditação por parte dos próprios pacientes, que dão preferência para os hospitais acreditados.


Educação e Qualidade na Saúde

Infelizmente, a consciência sobre a importância da acreditação ainda não faz parte da realidade brasileira.

A Anahp, em parceria com o PoderData – empresa de pesquisa do Poder360 -, estruturou um levantamento sobre a qualidade da saúde no Brasil. O estudo intitulado “A Saúde que os brasileiros querem” comprovou a falta de conhecimento sobre acreditação da população.

Ao serem questionados sobre o que considera mais importante na hora de avaliar um hospital, cerca de 43% dos entrevistados responderam a qualidade do profissional de saúde. 21% consideraram a estrutura física dos hospitais e apenas 13% os indicadores de qualidade.

“Esse resultado reflete o desconhecimento da população em relação aos critérios de qualidade essenciais para um atendimento qualificado, especialmente quando observamos que o quesito estrutura física é mais importante do que os indicadores de qualidade”, ressalta o estudo.

A solução para isso, segundo a entidade, é empoderar a sociedade como agente transformador do sistema.

E isso significa levar informação tanto para as empresas que contratam os planos de saúde, como para o cidadão que adquire o seu próprio plano. O acesso claro aos indicadores de qualidade é apontado como uma potencial solução para isso.


Qualidade para a Gestão

Governança clínica, transformação no modelo assistencial, integração de normas, melhores práticas aprovadas e redução de erros são algumas das métricas utilizadas ao mensurar a Qualidade de um hospital.

O foco final de tudo isso é a segurança do paciente, através de um cuidado integral em cada etapa do seu atendimento.

Para que todo esse processo não fique apenas na teoria, é necessária uma conscientização, desde a alta liderança a todos os colaboradores sobre o valor e importância do comprometimento com a Qualidade na Saúde.

Uma vez que os benefícios desse processo ficam claros – tanto em âmbito assistencial, como no quesito financeiro – estaremos acelerando a Qualidade e a sustentabilidade do sistema como um todo.


Tecnologia e Qualidade em Saúde

Adotar ações, protocolos e certificações em Qualidade em saúde, traz uma série de benefícios para a sustentabilidade do sistema como um todo.

A implementação de novas tecnologias é um pilar essencial para obter resultados consistentes dentro desse quesito, Qualidade.

Um sistema para gestão hospitalar, por exemplo, permite uma assistência melhor direcionada, assertiva e segura, já que integra dados de diferentes setores em tempo real, o que contribui para uma positiva jornada do paciente durante todo o seu atendimento.

Para os profissionais, melhores condições de trabalho, uma vez que falhas nos processos e no atendimento podem ser detectadas e barradas previamente, além de apoiar Gestores no mapeamento dos setores que estão alinhados ou desalinhados com os requisitos e indicadores de Qualidade.

Por fim, a organização de saúde ganha credibilidade no mercado, se torna mais competitiva e também reduz custos significativos.

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