Otto Hx conta para vocês quais são os requisitos necessários para a implantação da tecnologia para gestão de saúde
A transformação digital é inadiável. Ela já está aí. Está em nossas mãos com os celulares, na Smart TV, na forma como consumimos produtos e serviços. E, com o setor de saúde, não é diferente. Afinal de contas, não é mais possível tabular dados no papel. Imagine só fazer isso com todos os prontuários de uma instituição para entender o evolutivo e tomar a melhor decisão clínica frente a isso? Pois bem, isso ainda acontece em inúmeras organizações no Brasil e, se você é uma delas e quer mudar esse cenário, você precisa ler este texto. Aqui você vai conferir dicas importantes e características que precisa observar antes de escolher uma solução de tecnologia para gestão em saúde. Vamos lá!
Dica 1: Tudo começa dentro de casa
Para começar, a primeira coisa que você precisa trabalhar é a cultura organizacional, ou seja, a maneira como a instituição vê a transformação digital e a sua importância. É necessário que todos compreendam a importância de sua implementação e atuem para concretizá-la, tendo em vista seus benefícios.
A transformação digital em saúde pode ser feita de maneira totalitária, em toda a instituição, ou por fases, conforme as suas prioridades. Exemplo: primeiro: prontuários eletrônicos para melhorar a gestão de dados dos pacientes; depois, processos de atenção primária; na sequência, telemedicina e, assim por diante.
Com isso em mente, o próximo passo é escolher uma plataforma que atenda aos requisitos.
Dica 2: A busca por uma solução de tecnologia para gestão em saúde
Ter os dados estruturados e as informações necessárias para as melhores tomadas de decisão clínica e de gestão são pontos fundamentais em uma solução de tecnologia em saúde. “Mas, o que devemos observar e o que a solução precisa ter para suprir as necessidades da organização?”, você deve estar se perguntando.
Ela precisa ser uma solução completa de tecnologia para gestão em saúde, uma solução que seja capaz de conectar todos os processos clínicos e administrativos, independentemente se a escolha for por começar por fases ou de forma integral. Isso porque no fim das contas, todas terão que conversar entre si;
Agende uma demonstração e conheça como funciona a solução: eficácia, efetividade e segurança dos dados;
Também analise o processo de implementação: como funciona? Quanto tempo demora? Isso é fundamental, pois algumas soluções, além de ter alto custo, possuem um longo tempo para implantação;
Entenda como funciona o processo de treinamento: como é assistência dada pela empresa? Quais são as orientações fornecidas para as equipes da instituição? Esse é um item importante, pois envolve a operação, colocar em prática tudo que foi contratado, para a entrega do resultado;
Suporte: como funciona? Em que horários (como o hospital funciona 24 horas, 7 dias por semana, terá que ter uma assistência que corresponda a isso);
Customer Sucess (Sucesso do Cliente): a solução que oferece este trabalho, certamente, tem um grande diferencial. Isso porque reflete o resultado. Em outras palavras, mais do que vender e instalar um software, a empresa que atua com customer sucess acompanha de forma continua o uso da ferramenta e orienta para melhor eficácia;
Analise o custo benefício: faça um comparativo com o que a solução entrega versus o custo. Lembre-se que mais do que custar menos, ela precisa entregar o que você e a sua instituição precisam.
Dica 3: Envolva um time multidisciplinar na avaliação
Ter a gestão da instituição, um profissional de TI e um de compras, envolvidos na compra, já fazem parte do processo. Entretanto, é interessante também convidar representantes da operação, da área clínica e administrativa para participar. Isso traz dois benefícios:
- Como foram envolvidos, também vão se engajar na implementação e disseminar para as suas equipes;
- Como já viram como funciona, entendem os benefícios e a importância da solução e ajudarão na operação, ao invés de criar resistência.
Dica 4: A importância da comunicação interna
Com a solução comprada, agora é à hora de comunicar toda a empresa, contar sobre os benefícios e sobre o papel de cada um no processo.
Lembre-se sempre que pessoas engajadas atuam melhor e mais felizes, pois entendem a importância do que estão fazendo para transformar vidas, principalmente, a dos pacientes, que é a razão de existir de toda instituição de saúde.
Conheça a Otto Hx e agende uma demonstração com seu time multidisciplinar
Se você quer ampliar a sua eficiência operacional, diminuir o retrabalho e potencializar a experiência positiva do paciente, você precisa mais do que um software de gestão, você precisa do Otto Hx. Isso porque ele é uma solução completa, que conecta processos administrativos e clínicos, com uma estrutura de primeira linha, com o dinamismo e a inovação de uma startup, além de um valor que cabe no seu orçamento. Agende uma demonstração e conheço de perto toda a transformação que a sua instituição vai receber.