maturidade digital

Maturidade digital: o que é e por que ela é importante no setor da saúde?


A maturidade digital refere-se à capacidade de uma organização de alavancar a tecnologia de forma eficaz para atingir seus objetivos e permanecer competitiva no cenário digital atual, tendo em vista que ela abrange vários elementos, incluindo: estratégia digital, infraestrutura, processos, dados e cultura.

Nesse sentido, para ser considerada madura digitalmente, uma organização hospitalar deve ser capaz de usar a tecnologia de maneira eficiente para impulsionar a inovação, melhorar as experiências dos pacientes e simplificar as operações internas.

Além disso, as organizações que são capazes de alavancar a tecnologia com sucesso, têm maior probabilidade de ver o aumento de receita, a eficiência aprimorada e uma vantagem competitiva mais forte.

Desse modo, elas também estão mais bem equipadas para navegar no cenário digital e se adaptar às novas tendências e tecnologias.

No entanto, alcançar a maturidade digital nem sempre é fácil, pois requer a combinação de tecnologias específicas, talento qualificado e uma cultura que apoie a inovação e a experimentação.

Portanto, essa evolução deve ser constante e necessita de uma compreensão clara dos objetivos da organização e um plano estratégico para alcançá-los. E será sobre isso que o conteúdo Otto falará hoje.


Organizações devem acompanhar a aceleração da transformação digital da saúde

As organizações prestadoras de serviços de saúde estão passando por mudanças dramáticas e pressão dinâmica. A combinação de margens baixas, aumento da concorrência e a necessidade de adaptação às mudanças nas expectativas dos pacientes, pagadores e médicos forçam as mudanças para sobreviver e prosperar.

Os hospitais estão lidando com iniciativas modernas, infraestrutura de tecnologia da informação (TI) preparada para o futuro e com locais de atendimento em constante mudança.

Simultaneamente, essas instituições devem melhorar o fluxo de trabalho e tornar a TI de assistência médica mais fácil de usar, ao mesmo tempo em que gerenciam melhor o atendimento ao paciente.

As empresas de saúde devem se esforçar para assumir e progredir nas ações de transformação digital como parte de sua estratégia de “sobreviver e prosperar”. A pandemia expôs as falhas digitais do setor e acelerou as iniciativas de transformação digital.

Isso encurtou a distância entre pessoas e companhias e tornou o processo capaz de reagir e se adaptar às rápidas transformações de cenário.


As melhores práticas para alcançar a maturidade digital

Atingir a maturidade digital requer uma combinação da tecnologia certa, talento qualificado e uma cultura que apoie a inovação e a experimentação.

Portanto, aqui estão algumas práticas recomendadas que as organizações podem implementar para melhorar sua maturidade digital:


Passo 1: Desenvolver uma estratégia digital clara

Traçar uma estratégia digital clara que se alinhe com seus objetivos gerais de negócios é fundamental. Essa estratégia deve definir as áreas específicas de maturidade digital nas quais a organização deseja focar e fornecer um roteiro para alcançá-las.


Passo 2: Investir na tecnologia certa

As organizações devem avaliar cuidadosamente a tecnologia que usam e garantir que ela esteja alinhada com sua estratégia digital. Isso pode envolver o investimento em novas ações, como computação em nuvem, IoT e inteligência artificial.


Etapa 3: Construa uma equipe digital forte

O investimento na construção de uma equipe digital forte que tenha as habilidades e os conhecimentos necessários é de suma importância para impulsionar a transformação digital. Isso pode envolver a contratação de novos talentos ou o fornecimento de oportunidades de treinamento e desenvolvimento para os funcionários existentes.


Etapa 4: Incentivar a inovação

As organizações devem promover uma cultura de inovação que possa incentivar mudanças. Isso pode ser alcançado promovendo aprendizado contínuo, incentivando a colaboração e a comunicação entre as equipes e oferecendo oportunidades para que os funcionários experimentem novas tecnologias e ideias.


Etapa 5: medir e acompanhar o progresso

As organizações devem estabelecer métricas para medir o progresso em direção à maturidade digital e acompanhar a evolução regularmente. Isso permitirá que elas identifiquem as áreas em que estão progredindo e as áreas em que precisam melhorar.

Ao implementar essas práticas recomendadas, as organizações podem melhorar sua maturidade digital e se posicionar para aproveitar ao máximo as oportunidades apresentadas pelo cenário digital.


Seguindo em frente

Os executivos de uma instituição de saúde devem estabelecer e continuar a refinar seus objetivos estratégicos e roteiros digitais para atender e superar as metas organizacionais. Este estudo pode ajudar os líderes de saúde a encontrar soluções e parceiros que possam acelerar a inovação e a transformação digital.

Para atingir o mais alto nível de maturidade digital, os hospitais e clínicas devem primeiro ter uma base sólida, incluindo uma estrutura de segurança robusta e uma visão unificada do paciente que vai além do EHR.

Essa base permite recursos que são mais exigentes digitalmente (por exemplo, gerenciamento de saúde da população), sensíveis ao tempo (por exemplo, porta de entrada digital) e emergentes (por exemplo, IA e o que vier a seguir).

No final, a transformação digital aumenta a eficiência organizacional, a retenção de funcionários, as receitas, a lucratividade e a experiência do paciente.

Portanto, progredir em direção a níveis mais altos de maturidade digital não é mais uma opção para as organizações de saúde, mas sim uma necessidade de sobrevivência. E para as empresas que estão ficando para trás na transformação digital, agir rapidamente para lidar com as deficiências é essencial.


Maturidade Digital na área da saúde │Otto Hx

A maturidade digital é crucial para o sucesso das instituições de saúde na era digital. O sistema Otto Hx ajudará a sua organização a alcançar um novo estágio no processo de transformação digital, capacitando-a a utilizar a tecnologia de forma eficaz para impulsionar a inovação, melhorar a experiência dos pacientes e simplificar as operações internas.

Ao implementar a plataforma Otto Hx, gestores e equipes terão recursos digitais atrelados à estratégia e rotina da instituição, integrando e otimizando todos os processos assistenciais para que possam, em sinergia, atingir os objetivos de crescimento operacional. 

Com a ajuda do software de gestão hospitalar Otto Hx, sua organização estará mais bem equipada para navegar no cenário digital em rápida mudança e se adaptar às novas tendências e tecnologias, criando uma vantagem competitiva sustentável.

Não fique para trás na era da transformação digital em saúde. Entre em contato com a Otto Hx hoje mesmo e saiba como podemos ajudar sua organização a prosperar neste setor.

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