indicadores de qualidade em saúde

Principais indicadores de qualidade em saúde para acompanhar com o Software Otto Hx


Criar medidas de qualidade e acompanhar os indicadores de qualidade em cuidados de saúde faz parte da dinâmica das instituições quando o assunto é “dados”. Isso porque, com base neles, é possível avaliar o desempenho de hospitais e sistemas de saúde.

Os padrões de qualidade são referências que ajudam as organizações a medir a utilização de recursos para apoiar esforços de melhoria e colaboração com informações objetivas e baseadas em fatos.

Existem muitos tipos de medidas de qualidade e métricas que analisam o atendimento de tudo, desde instalações de internação a exames de imagem, ambulatórios e sistemas hospitalares inteiros.

As ações de qualidade podem ser estabelecidas por uma instituição de saúde específica ou podem depender de acreditações desenvolvidas por agências governamentais ou organizações privadas sem fins lucrativos.

Depois que uma empresa define suas metas de qualidade para acompanhar a experiência do paciente e outros processos, ela desenvolve estratégias para atender ou superar essas metas.

Vale destacar que as medidas de qualidade podem incluir a capacidade da instituição em fornecer cuidados eficazes, seguros, oportunos, centrados no paciente e equitativos.

É importante notar que outros indicadores podem ser relevantes dependendo da instituição e da área específica da saúde. Utilizar ferramentas de gestão, como o software Otto Hx, pode ajudar a coletar e analisar esses dados de forma fácil e eficiente.


Principais características de indicadores de qualidade eficazes

Os indicadores de qualidade são classificados também como medidas de estrutura, processo ou resultado:

  • Medida estrutural: trata-se da capacidade geral do prestador de cuidados de saúde no atendimento de alta qualidade. Isso significar trazer para o foco os sistemas e os processos da instituição. Essas ações também podem incluir se a organização usa registros médicos eletrônicos mais modernos e sistemas de entrada de pedidos de medicamentos.
  • Medida de processo: representa o que a instituição faz para manter ou melhorar a saúde. Elas podem refletir tanto medidas preventivas quanto aquelas que já apresentam problemas de saúde. Também devem avaliar como a instituição está cumprindo os padrões de prática geralmente aceitos. A maioria das ações de qualidade dos cuidados de saúde em relatórios públicos são medidas de processo.
  • Medida de resultado: reflete o impacto das intervenções do paciente na instituição e como elas melhoraram a saúde dos pacientes. Exemplos de medidas de resultado incluem taxas de mortalidade cirúrgica, reinternação de pacientes, complicações após procedimentos e infecções hospitalares.


Por que é importante acompanhar indicadores de qualidade em saúde?

Acompanhar indicadores de qualidade em saúde é fundamental para garantir a eficiência e a eficácia dos serviços de saúde oferecidos. Isso permite identificar problemas e implementar ações para corrigi-los, além de medir o desempenho dos profissionais do setor e dos serviços em geral.


Exemplos de indicadores de Qualidade Hospitalar para Consumidores

Do conjunto disponível de indicadores de qualidade em saúde, você pode escolher entre centenas de medidas que abordam aspectos importantes do atendimento hospitalar.

Aqui estão alguns exemplos que as evidências de pesquisa e a experiência prática sugerem serem apropriadas para relatar aos consumidores:


Medidas de segurança do paciente

  • Porcentagem de pacientes cirúrgicos com complicações cirúrgicas ou infecção pós-operatória;
  • Taxas nas quais os pacientes caem e incorrem em lesões durante uma internação hospitalar;
  • Utilização de sistemas eletrônicos para entrada de pedidos de medicamentos;
  • Taxas de mortalidade de pacientes por tipo de condição (por exemplo, ataque cardíaco, fratura de quadril, pneumonia) ou por tipo de procedimento (por exemplo, cirurgias de revascularização do miocárdio, cirurgias de válvulas, substituição do quadril).


Medidas de eficácia

  • Porcentagem de pacientes que recebem cuidados hospitalares recomendados para condições específicas, como ataque cardíaco, tratamento de pneumonia e prevenção de infecção cirúrgica.

 

Medidas centradas no paciente

  • Relatos dos pacientes sobre os cuidados e serviços recebidos no hospital;
  • Fornecimento de instruções de atendimento na alta hospitalar para determinadas condições.


Medidas de pontualidade

  • Relatos dos pacientes sobre a pontualidade do serviço que receberam no hospital.


Medidas de eficiência

  • Utilização de serviços ou procedimentos hospitalares as quais são medidas pela taxa de alta hospitalar ou tempo médio de internação.


Medidas de patrimônio

Os indicadores de qualidade em saúde podem transmitir a capacidade do hospital em fornecer cuidados e serviços.

Exemplos incluem:

  • Número de leitos e tipos de serviços disponíveis;
  • Se o hospital é credenciado ou possui outros tipos de certificação de especialidade;
  • O uso de registros médicos eletrônicos de pacientes ou sistemas de prescrição;
  • Porcentagem de médicos certificados pelo conselho;
  • Rácios de pessoal enfermeiro-paciente.


Para ajudar os consumidores a considerar tanto a qualidade quanto o custo dos cuidados hospitalares, os relatórios complementam as pontuações de qualidade com informações que servem como um substituto para os custos, como o valor médio que os planos de saúde pagam aos hospitais por determinadas condições ou procedimentos médicos.


Principais indicadores de qualidade em saúde | Otto Hx

Acompanhar indicadores de qualidade em saúde é importante porque permite avaliar e medir a eficácia dos serviços de saúde fornecidos, identificar problemas e tendências, e tomar decisões informadas para melhorar os cuidados e aumentar a satisfação dos pacientes.

Um software de gestão de saúde pode ser usado para coletar, armazenar e analisar dados de indicadores de qualidade, o que permite uma análise mais rápida e precisa dos dados e ajuda a tornar a tomada de decisão mais eficiente.

Além disso, os indicadores de qualidade também são fundamentais para monitorar e melhorar a segurança do paciente, aumentar a qualidade dos cuidados e garantir a conformidade com as regulamentações e padrões de qualidade.

Alguns dos benefícios do Otto Hx:

  • O software Otto Hx permite acompanhar esses indicadores de forma fácil e intuitiva, possibilitando a tomada de decisão mais precisa;
  • O Otto Hx também oferece relatórios personalizados para ajudar a entender melhor os dados e identificar tendências;
  • Com o Otto Hx é possível acessar os indicadores em tempo real e de qualquer lugar, tornando mais fácil tomar decisões rapidamente.


Conheça mais sobre o Otto Hx e como ele pode ajudar a garantir a qualidade dos serviços de saúde da sua instituição. Entre em contato para saber mais sobre as funcionalidades e como implementar o software em sua instituição.

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