As principais ações que a gestão de suprimentos do hospital deve ter para conquistar eficiência e produtividade
Dentre os vários ensinamentos da pandemia da Covid-19, um deles, certamente, foi a necessidade de maior foco na criação de estratégias para a gestão de suprimentos de um hospital.
Segundo pesquisa feita pela consultoria Sage Growth Partners, em 2020, com mais de 130 gestores hospitalares, o gerenciamento da cadeia de suprimentos é a segunda prioridade . Em primeiro lugar está a segurança do paciente.
Ainda sobre os reflexos da Covid-19 na gestão hospitalar, um estudo feito pela McKinsey revelou que cerca de dois terços dos entrevistados indicaram que a pandemia melhorou a percepção do impacto da função da cadeia de suprimentos no sistema de saúde. Nas palavras de um executivo abordado, inclusive, “a gestão de suprimentos agora é vista como menos transacional e mais estratégica; reconhecemos o quão essencial é para o funcionamento do dia a dia do sistema de saúde.” Ou seja, obter excelência nesse quesito é uma das regras básicas para a instituição que deseja obter eficiência e produtividade. Afinal, a experiência do paciente está diretamente ligada a ele: recurso certo na hora certa. E nesse artigo, você confere quais são os 5 fatores para uma gestão de suprimentos de alta performance.
Processos e pessoas em perfeita sintonia
A gestão de suprimentos também impacta diretamente na redução do desperdício, uma vez que ao manter o estoque ideal, diminuem-se os riscos de perdas de medicamentos.
Mas, para que todo esse processo flua da melhor forma, dois elementos são fundamentais para o seu hospital: processos e pessoas. Dentro disso, 5 são os fatores chaves para uma gestão de suprimentos de excelência e que envolvem automação, agilidade, ações inteligentes e profissionais qualificados.
1- Invista em tecnologia
Gestor, seu hospital está perdendo receita e prejudicando margem de lucro quando os suprimentos de sua organização expiram!
Para evitar esse desperdício é de extrema importância gerenciar o processo de estoque com eficiência e, isso, necessariamente, significa investir em um sistema de software para gestão de suprimentos.
Com o apoio da tecnologia é possível manter – de forma estratégica e preditiva – níveis ideais de estoque e, assim, evitar o desperdício.
Dessa forma, ainda, é possível ter clareza sobre o custo de seu estoque. Afinal, isso será cobrado ao final da cadeia – seja pelo SUS ou pelos planos de saúde. Para tanto, certifique-se de capturar, monitorar e gerenciar os dados sobre todos os recursos envolvidos.
2- Invista na equipe
Para manter todo o nível de assertividade que a gestão de suprimentos traz por meio da tecnologia, é necessário outro apoio além das soluções digitais. É preciso ter profissionais bem capacitados, ou seja, com um olhar gerencial holístico e analítico.
Assim, você terá um time que sabe como certificar se o hospital está solicitando suprimentos no volume correto para atender aos seus pacientes.
3-Valorize os dados
Dados estruturados e organizados são essenciais para que a sua gestão consiga tomar a melhor decisão para a cadeia de abastecimento de sua instituição.
Invista em softwares de análises robustos e ferramentas de automação para que esse universo de informações não se perca.
É isso que tornará o gerenciamento de sua cadeia de suprimentos mais transparente e estratégica para o negócio.
Com essa riqueza de informações de forma organizada e inteligente, você, gestor, passará a ter uma visão mais completa e dinâmica sobre as tendências dos vários departamentos do hospital – inclusive do próprio setor de suprimentos e logística – descobrindo assim oportunidades de melhoria.
4- Avalie seus controles de compra
Aumente os controles de compras dos suprimentos.
Para isso, considere o investimento em um sistema de ERP, por exemplo, em que é possível gerar ordens de compras eletrônicas.
Outras tecnologias que devem ser consideradas para melhorar os processos de uma gestão de suprimentos são aquelas que oferecem o faturamento e pagamentos eletrônicos, código de barras e distribuição automatizada de suprimentos.
5- Sem estoque e sem escassez
Compreender a escassez do setor de suprimentos de um hospital é ter o conhecimento de todo o estoque da organização.
Isso também significa estar ciente da capacidade dos fornecedores e observar os padrões de demanda e as taxas de consumo a fim de prever futuras necessidades de estoque. Exatamente o que NÃO aconteceu durante os picos da pandemia da Covid-19.
Quanto mais cedo for possível prever a falta de insumos e materiais, maior a chance de buscar soluções para essa escassez antes de entrar em uma crise.
Para tanto, é necessário um grande esforço de diversos departamentos, afinal a gestão de suprimentos lida com profissionais de saúde, fornecedores e pacientes.
Essa engrenagem funciona para que todos envolvidos com suprimentos, equipamentos e serviços necessários estejam à disposição no momento do atendimento ao paciente.
É dessa forma que uma gestão de suprimentos – apoiada em tecnologia e profissionais capacitados – desempenha o seu papel: minimizando desperdícios, reduzindo custos e gerando receita para o hospital.
Para estar nesse patamar, envolva os setores e profissionais que, de uma forma ou de outra, interage com a gestão de suprimentos.
O objetivo é alinhar profissionais e estabelecer canais de comunicação claros.
Sua equipe – médica e administrativa – estará mais aberta a mudanças se houver um diálogo sobre as metas e estratégias da cadeia de suprimentos e a importância do papel de cada um nessa missão.
Tecnologia para a gestão de suprimentos da sua instituição | Otto hx
Sem uma eficiente ferramenta de gestão de suprimentos, fica difícil gerenciar o processo de compras, qualificar fornecedores e encontrar o melhor custo-benefício. Todos esses objetivos são alcançados quando a instituição médica implanta o sistema de gestão Otto hx.
Por meio dessa tecnologia, a área de suprimentos automatiza:
- Almoxarifado
- Farmácia
- Nota de Entrada
- Requisição de Estoque
- Compras e Solicitação de Compras.
Sem dúvidas, a gestão de suprimentos resulta em grandes benefícios para os médicos, profissionais da saúde e pacientes.
Saiba como implantar um ecossistema colaborativo no gerenciamento da cadeia de suprimentos em sua instituição, agende agora uma conversa com um especialista Otto hx.