Glosas Médicas

A tecnologia no combate às glosas

Calcanhar de Aquiles das instituições de saúde, as glosas ainda não foram superadas.
Mas, a tecnologia promete ajudar com a questão.

Glosas. Palavra que requer atenção, cuidado para que seja evitada ou minimizada ao máximo dentro das organizações de saúde. Afinal de contas, ela representa prejuízo.  

Significa que um pagamento foi negado pelo plano de saúde devido a questões administrativas, técnicas e lineares. Já se é possível evitá-las ou pelo menos reduzir seu impacto? A resposta é “sim” e, você vai entender como nesse artigo. Vamos lá!

Retrabalho, atrasos e perda financeira. Tudo gerado pelas glosas.

Antes de mais nada, vale destacar que glosas são procedimentos (um atendimento, uma internação, um exame laboratorial, remédios receitados e usados, dentre outros serviços) usados para o cuidado do paciente. Entretanto, são procedimentos que as operadoras de saúde não reconhecem como realizados.

E isso, certamente, é uma grandiosa dor de cabeça para as instituições. Por que isso acontece?

Pode ser pela falta de comunicação entre as partes envolvidas, erros de digitação, alguém que esqueceu de assinar um documento ou assinou no lugar errado… enfim, ações que geram retrabalho, atrasos e, principalmente perda financeira.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) só no segundo semestre de 2021, o percentual de glosa inicial atingiu 8,24% e o final 6,52%. Já a pesquisa da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) ressalta um dado ainda maior, 11% de glosa inicial, um recorde histórico. Em 76% dos casos, a glosa é apresentada como sendo por questões administrativas. Certamente, um cenário que merece análise, atenção e solução. E é aí que entra a tecnologia.

Conheça as categorias de glosas

Para que você possa entender melhor quais são os motivos que causam as glosas e, assim atuar diretamente sobre elas, para evitá-las ou minimizá-las, é importante conhecer as suas categorias.

  • Glosas administrativas: é mais comum de todas. Na pesquisa da Anahp mesmo, ela aparece como 76% dos casos. Dentre os motivos estão: falhas relacionadas a erros de digitação, registro de guias de autorização de modo inadequado; cálculos incorretos; valores tabelados de forma diferente ao acordado com o convênio. Esse tipo de glosa é mais fácil de resolver, pois basta corrigir e reenviar para o convênio.
  • Glosas técnicas: são vinculadas ao serviço prestado ao cuidado do paciente. Elas passam pela auditoria de um enfermeiro técnico da instituição para revisão. Algumas razões para que aconteçam são: inconsistência dos dados referentes ao atendimento do paciente; informações e/ ou descrições incompletas sobre os procedimentos aplicados no cuidado; imprudência na aplicação de medicações; erros referentes aos procedimentos realizados no paciente.
  • Glosas lineares: é recorrente e subjetiva. Um exemplo disso é o fato de a instituição falar que o procedimento realizado está acima do acordado, quando, na verdade, não está. Desta forma, o pagamento não ocorre para a organização. Fato este que gera prejuízo para o prestador de serviço.


A tecnologia pode minimizar ou evitar glosas?

Com certeza. Nos tópicos anteriores, você viu o panorama das glosas dentro das instituições de saúde e o cenário no país. Dentre os tópicos apresentados como glosas, vários deles podem ser sanados com o uso de processos ligados aos sistemas tecnológicos.

Para começar, o cerne da questão está na ausência de dados. Apenas no item “glosas técnicas”, há questões relacionadas a inconsistência de informações, descritivos incompletos, que podem ser resolvidos por meio de uma solução digital.

Com o prontuário eletrônico, por exemplo, o profissional de saúde terá acesso ao histórico do paciente, o que minimiza a possibilidade de inconsistência de dados e análise.

A obrigatoriedade de campos também faz com que todos os descritivos sempre estejam completos, conforme os protocolos estabelecidos pela instituição.

Além disso, é importante destacar que junto com o sistema, uma capacitação para a equipe deve vir atrelada, assim como cultura organizacional, que tenha a base digital somada.

Com isso, pode-se dizer que é um processo de transformação digital que percorre toda a instituição, desde a base, da missão, do propósito, até a entrega final ao paciente, dos resultados, da redução de custos (e isso implica, também, em menos glosas).

Tecnologia no controle das glosas

A gestão à vista deixa de ser um quadro na parede e passa a ser um dashboard no celular, em tempo real, visto de qualquer lugar do mundo para acompanhar os dados da instituição.

Já as tabelas e os acordos com as operadoras, também, ganham um lugar no sistema e, assim, os parâmetros são criados. Dessa forma, as autorizações para requisições e pagamentos, estarão em total conformidade e de acordo com as regras estabelecidas pelo convênio.

Com um monitoramento contínuo e regras no sistema, as chances de glosas diminuem de maneira considerável. Isso quer dizer que esse problema pode ser combatido e até evitado, mas, para isso, é preciso começar uma nova etapa, uma etapa diferente, é verdade, mas repleta de possibilidades que vem para somar. A ideia é agregar valor, facilitar a operação, reduzir o prejuízo e entregar uma experiência incrível ao paciente.

Algumas soluções tecnológicas que ajudam no combate às glosas

  • Automatização

A transformação digital é preciso. Você já deve ter ouvido isso inúmeras vezes e, certamente, não é por caso. Hoje, é uma questão de sobrevivência no mercado. Além de minimizar e/ou evitar as glosas, como é o tema deste texto, ela também simplifica o processo de tomada de decisão. Isso porque é possível, como citado acima, acompanhar os principais indicadores de sua instituição de qualquer lugar.

E não é só isso. Todas as informações passam a ser integradas e centralizadas. Os departamentos passam a conversar um com o outro por meio do sistema, com alertas quando um item precisa ser comprado, no caso de um medicamento, por exemplo, ou mostrando onde está um equipamento que precisa ser usado em uma cirurgia agendada para o dia seguinte. Tudo passa a ser monitorado.

  • Prontuário eletrônico

Os erros de digitação caem de forma substancial com o prontuário eletrônico. Isso porque medicamentos e procedimentos são listados e inseridos no sistema e, para quem o opera, basta selecionar a opção desejada.

Vale ressaltar que o mecanismo também aumenta o desempenho da instituição, uma vez que otimiza processos e une os dados do paciente em um único local, de forma acessível. Com isso, o profissional de Saúde, responsável pelo cuidado do paciente, pode acessar seus dados de qualquer lugar, via smartphone, e até antecipar decisões e ações antes da próxima visita clínica.

Com base no histórico, ainda, os diagnósticos são mais precisos, pois é possível enxergar todo o quadro clínico e atender de forma mais personalizada.

Otto hx ao seu lado no combate às glosas

A Otto hx oferece todas as soluções e suporte para que os gestores possam gerenciar a sua instituição de saúde de ponta a ponta, e inclusive, monitorar toda a infra para minimizar e/ou evitar as glosas, como foi tratado neste artigo.

Com um time altamente qualificado, atuamos ativamente na entrega dos melhores recursos em tecnologia para promover maior eficiência e alcance dos resultados operacionais pretendidos.

O Otto hx permite mensurar e processar dados referente aos procedimentos hospitalares, permitindo a:

  • Gestão dos contratos
  • Gestão das guias de autorização
  • Faturamento convênios
  • Faturamento BPA consolidado e individualizado
  • Faturamento AIH e APAC
  • Faturamento de particulares
  • Importação das tabelas de preços
  • Dashboards de faturamento
  • Gestão de glosas
  • Repasse de honorários médicos


Nossa plataforma promove agilidade no fechamento de contas, melhorando os resultados financeiros da organização, tanto de instituições privadas quanto do SUS.

Criamos todos os subsídios necessários aos gestores financeiros, em análises constantes para identificar onde há gargalos nos processos para apoiar a tomada de decisões, evitando perdas financeiras para a instituição.

A parametrização do sistema de gestão hospitalar Otto hx reduz drasticamente a demanda de processos manuais, a fim de evitar registros equivocados e facilitar a comunicação entre departamentos.

Quer entender melhor como isso funciona na prática? Então, agende uma bate-papo com nossos especialistas.

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