A gestão de qualidade em saúde é o processo de garantir que os pacientes recebam o melhor atendimento possível, com o objetivo de melhorar a segurança deles, a satisfação e a eficácia de seus tratamentos.
Isso é alcançado por meio da implementação de processos e procedimentos que garantem o melhor cuidado e o acompanhamento constante dos resultados.
Por que o software hospitalar é importante na gestão de qualidade em saúde?
Primeiramente, o software hospitalar é crucial na gestão de qualidade em saúde porque permite a automação de processos e procedimentos, a coleta e análise de dados e a geração de relatórios.
Tais características possibilitam que os profissionais de saúde tenham acesso às informações necessárias para tomar decisões e melhorar continuamente os cuidados de saúde.
Os requisitos essenciais para que um software hospitalar eficiente contribua com gestão de qualidade em saúde são:
- Integração com outros sistemas: o software deve possuir flexibilidade para de se integrar com outros para garantir que as informações sejam compartilhadas e unificadas de forma eficiente.
- Coleta e análise de dados: o mecanismo precisa coletar e analisar dados. Isso porque esse aspecto qualifica as informações e amplia a visão dos profissionais da área, ajudando-os a tomar decisões mais assertivas. Uma boa solução é a ferramenta de Business Intelligence.
- Geração de relatórios: o software deve ser capaz de gerar relatórios para que as áreas possam acompanhar os resultados, solicitar demandas de acordo com as necessidades e identificar pontos de aperfeiçoamento.
- Facilidade de uso: o sistema deve ser amigável e fácil de usar para garantir que os colaboradores possam utilizá-lo de forma eficiente.
- Segurança: o software deve garantir a segurança dos dados dos pacientes, cumprindo as normas e regulamentações de privacidade e segurança de dados – LGPD.
- Suporte técnico: o processo deve ter suporte técnico disponível para ajudar os funcionários da instituição a resolver problemas e dúvidas.
O quanto a tecnologia pode beneficiar os processos de gestão e qualidade em saúde?
As expectativas cada vez maiores dos clientes de assistência médica são um grande problema no setor global de saúde e, hospitais e outros provedores do setor só podem desenvolver uma empresa sustentável e lucrativa, oferecendo alternativas de tratamento modernas e de alta qualidade a preços acessíveis.
Para isso, devem ser estabelecidos critérios essenciais para uma melhor ‘Gestão da Qualidade em Saúde’, a qual pode ser alcançada com a otimização de processos e fluxos de trabalho por meio da tecnologia somada a implementação de iniciativas voltadas a melhoria da qualidade.
Ou seja, ao utilizar softwares hospitalares para alcançar a gestão da qualidade baseada em dados estatísticos, a unidade de saúde poderá melhorar significativamente a satisfação do paciente e do médico.
Tecnologia: um apoio estratégico para a gestão em saúde
Ao estabelecer uma série de medidas, protocolos e processos, para que tudo funcione em um estado desejável, a instituição aplica o que é chamado de “gestão de qualidade em saúde”.
Diante disso, a empresa de saúde deve exercer controles sobre as suas atividades, desenvolvendo questões apropriadas, ou seja, destinando atenção as suas prioridades, tais como redução de custos, produtividade, melhora do desempenho, tempo de atendimento ao cliente e melhora na experiência do paciente.
Para obter esses parâmetros, a tecnologia tem muito a agregar, já que fornece dados que reduzem o retrabalho, agiliza os processos, além de fornecer informações que ajudam na rápida tomada de decisões e na entrega de valor em saúde.
A tecnologia, ainda, permite estabelecer um melhor fluxo de trabalho por meio da padronização, da comunicação unificada e do dinamismo das operações. Com isso, a performance dos times também aumenta, assim como a eficiência geral da organização.
Melhoria de processos em serviços de saúde
Simplificar processos e as atividades, bem como treinar, monitorar e implementar iniciativas de melhoria são formas de alcançar o gerenciamento de qualidade. Isso porque simplifica ações, facilita a comunicação entre os departamentos. Ainda traz todo o histórico do paciente, possibilitando um atendimento mais assertivo e customizado. Em outras palavras, um melhor desfecho clínico e melhor experiência ao paciente.
É vital para as instituições de saúde estabelecer um gerenciamento para atingir a eficiência que o mundo de hoje espera. E, para isso, é preciso deixar de lado sistemas ultrapassados, que apenas geram atrasos e erros que aumentam as despesas.
Não dá mais para adiar a transformação digital em saúde
Uma coisa é certa: o caminho de tecnologia que você escolher agora vai determinar de forma decisiva, mais agora do que nunca, o sucesso da sua instituição de saúde, assim como a fidelização de pacientes.
Adiar a transformação digital, assim como atuar com sistemas obsoletos podem comprometer o desempenho da organização e ampliar o número de insatisfação. Ou pior, de reclamações e comentários negativos no Google. E na Era do Paciente Digital, a quantidade de estrelas na avaliação traz um grande peso para a reputação da empresa e, também, afasta novos pacientes.
Com isso, você já sabe que precisa começar já, pois o futuro é agora e, para sobreviver nesse universo tecnológico, você tem que fazer parte dele. Dentre as vantagens, inclusive, está obter, de forma simples, uma visão consolidada de todo o negócio. Fato que também traz transparência do processo em tempo real para auditores, fornecedores, pacientes e seus familiares.
Além disso, líderes de enfermagem e outros podem comparam os dados de desempenho interno com os de outros departamentos, instalações de sistema e outras organizações de saúde (através dos padrões do setor de saúde) para descobrir áreas onde a qualidade pode ser melhorada.
Os administradores e gerentes também podem usar as visualizações fornecidas pelo software para encontrar tendências inéditas nos dados, desvios do atendimento ideal e discrepâncias de desempenho entre unidades ou organizações.
Vantagens da tecnologia para gestão da qualidade em saúde
O desempenho e a gestão da qualidade de uma instituição de saúde são influenciados pela implementação de um sistema hospitalar. A seguir, você confere algumas das vantagens:
- Melhora no processo de atendimento ao paciente. Ação que ajuda, inclusive, a criar confiança na empresa, o que leva a mais pacientes, vendas e negócios.
- Atender às necessidades da organização, o que traz conformidade regulatória e a entrega de produtos e serviços com a maior eficiência de custos e recursos, permitindo expansão, crescimento e lucro.
Criar um mecanismo que estimule e respalde a qualidade em saúde é fundamental para uma instituição, já que, com isso, formaliza um conjunto de processos operacionais que devem ser seguidos por todos. E a tecnologia vem junto para agregar dados, padronizações… que resultam em melhor performance, em melhor gestão de recursos e protocolos.
Isso significa que ninguém será surpreendido por procedimentos desconhecidos ao transferir atendimento para outro departamento, nem terá que lidar com burocracia excessiva na obtenção de informações.
Na área da saúde, as eficiências fornecidas por um Software Hospitalar também podem ajudar sua organização a economizar dinheiro.
De fato, uma pesquisa indicou que os hospitais e clínicas devem melhorar sua gestão de qualidade para se tornarem mais custo-efetivos. As revisões regulares também o ajudarão a identificar os pontos de sua empresa onde o desempenho diminuiu.
Essa ação permitirá que você examine e modifique processos para lidar com resultados negativos e, que possa implementar ações para trazer as coisas de volta, aos seus padrões, garantindo que o desempenho negativo não comprometa a segurança do paciente.
Software hospitalar e a gestão de qualidade | Otto Hx
Melhor gestão de processos, produtividade em ascensão e comunicação assertiva com relação as informações da instituição. Isso tudo significa melhores resultados e, tudo pode ser possível e, melhor, simplificado por meio da tecnologia em saúde.
No entanto, um sistema mal gerenciado pode prejudicar o tratamento do paciente e, ao mesmo tempo, custar muito caro à instituição.
O software hospitalar pode ajudar a evitar esses problemas, melhorando o atendimento e gerando um lucro significativo para a organização.
Por todos esses pontos, a tecnologia pode ajudar e, muito, na gestão da qualidade na área da saúde. Afinal, ela traz maior segurança ao paciente, competência técnica, excelência na conduta da equipe, melhor experiência ao paciente, um ambiente de tratamento agradável, oportuno e preciso, processos adequados e muitos outros benefícios.
Portanto, conheça o Otto Hx, um software hospitalar que atende a todos os requisitos essenciais para uma eficiente gestão em qualidade de saúde.
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