Gestão em Saúde: tendências para os próximos 5 anos


Quando se fala em Gestão de Saúde, é fácil apontar para vários setores e destacar as mudanças e melhorias trazidas pela tecnologia.

Mas desde o impacto catastrófico da pandemia global no setor de saúde, médicos, profissionais de saúde, CEOs e consumidores perceberam que a tecnologia está mudando as tendências futuras da saúde.

E daqui a 5 anos, muita coisa pode e vai mudar, principalmente, na forma como os pacientes serão atendidos e, isso requer uma Gestão em Saúde bastante perspicaz.


Tecnologia e equidade em saúde

Embora as tecnologias baseadas em nuvem tenham acelerado o desenvolvimento da videoconferência e da telepresença em quase todos os setores, ela tem sido uma missão crítica nos serviços de saúde.

Desde o estabelecimento de uma porta virtual até soluções completas de telessaúde, a tecnologia mudou rapidamente para a vanguarda de como os serviços são gerenciados – e transformou todo o sistema de saúde de muitos países.

Este blog examinará algumas das principais tendências que influenciam o setor de saúde e como a transformação digital está desempenhando seu papel para ajudar a alcançar a equidade na saúde e um melhor atendimento ao paciente.

Examinaremos os princípios fundamentais para se preparar e adotar essas tendências e as etapas que você pode seguir para se manter competitivo.

Confira alguns pontos onde as mudanças na Gestão de Saúde em 5 anos serão mais afetadas positivamente:


1)  A ascensão da telemedicina

A telemedicina é um dos desenvolvimentos mais significativos no futuro da saúde. O uso da telemedicina, ou atendimento virtual, aumentou constantemente ao longo dos anos.

O COVID-19, certamente, foi um catalisador, mas como a demanda por atendimento virtual continua a crescer e a tecnologia mais recente reduz os custos, a telessaúde está tornando a prestação de cuidados de saúde acessível a mais provedores e aumentando o acesso a mais pacientes.


2) Experiência do paciente em nível de consumidor

Os consumidores estão assumindo o controle de suas próprias decisões de saúde e, como tal, os sistemas de saúde estão alinhando os investimentos em saúde digital com sua estratégia geral de negócios.

A chave para gerenciar o ambiente de saúde em mudança depende, em última instância, de hospitais e sistemas de saúde que entendam claramente as expectativas e preferências de seus pacientes.

Inovação digital e expectativa do paciente

Inovações digitais, como a Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), criaram não apenas uma nova perspectiva para a prestação de cuidados, mas também para a experiência do paciente.

Essas inovações podem melhorar enormemente a experiência deles e das instituições de saúde, resultando em maior índice de satisfação do cliente e mais lucros.

Portanto, a saúde digital mudou as expectativas daqueles que necessitam de uma melhor gestão em saúde.

  • Os pacientes esperam melhores cuidados, prestados de forma mais conveniente com tecnologia mais rápida e sem atrito.
  • Eles também querem que suas experiências com provedores de saúde sejam tão fáceis quanto suas interações com marcas não relacionadas à saúde em suas vidas.
  • A experiência dos pacientes na área de varejo e em outras indústrias de serviços centrados no cliente é agora a experiência que eles desejam levar para a área de saúde.


Logo, nesta nova era de atendimento orientado ao consumidor, pacientes e membros são atraídos por inúmeras opções, facilidade de uso e conveniência.

Por isso, uma organização deve ter ao seu alcance, um sistema de gerenciamento de Gestão em Saúde eficiente, que possa agregar no dia-a-dia, tanto para facilitar a comunicação interna quanto para melhor atender os seus clientes.


3) Transformação digital acelerada

Antes de mais nada, a transformação digital e a adoção de tecnologia inteligente no setor de saúde não são um conceito novo, mas a pandemia a acelerou em muitas áreas.

Aproximadamente, 81% dos executivos de saúde dizem que o ritmo de sua transformação digital acelerou, 93% estão inovando com senso de urgência e 87% relatam que suas estratégias de negócios e tecnologia estão se tornando inseparáveis.

Os sistemas de saúde e hospitais agora operam em um ambiente de vários fornecedores e canais, adotando novas tecnologias e estratégias em um ritmo sem precedentes, com maior agilidade e limites indiscutivelmente mais baixos para o tempo de inatividade.

No entanto, a aceleração da transformação digital no setor de saúde também deixou as organizações com inúmeros desafios para seus esforços atuais e futuros de transformação, incluindo:

Integração de dados:

Com a rápida adoção de tecnologias digitais e soluções pontuais, hospitais e sistemas de saúde agora estão lutando com a necessidade de uma melhor integração de dados em seus ambientes de vários fornecedores e canais, para melhorar a sua Gestão em Saúde.

Stack de tecnologia à prova de futuro:

Com a importância da tecnologia para o futuro da saúde, as organizações agora devem criar estrategicamente sua infraestrutura de operações.

Afinal, existem mais opções de tecnologia do que nunca e as seleções que uma organização faz podem definir sua proposta de valor hoje e amanhã.


4) Comunicação digital e colaboração

A maioria dos líderes de tecnologia em saúde concordam que os avanços tecnológicos e as mudanças nas expectativas dos pacientes, acelerando a transformação digital na área da saúde, estão melhorando as experiências dos mesmos.

Apesar dessas principais tendências para o setor de saúde, os pilares operacionais continuam a ser um desafio – ou seja, comunicação e colaboração eficazes.

Sobretudo, a pesquisa sugere um fardo econômico pesado para hospitais e estabelecimentos de saúde devido a ferramentas e modalidades de comunicação que simplesmente não funcionam como deveriam.

Portanto, isso também indica que a comunicação ineficaz entre os profissionais de saúde é uma das principais causas (80%) de erros médicos e danos ao paciente.


5) Sistemas de gestão

A otimização do ambiente de comunicação e colaboração na área da saúde trará enormes benefícios. O setor de saúde estará mais bem equipado para o gerenciamento de doenças infecciosas e cuidados preventivos de saúde.


Gestão de desempenho para o futuro da saúde | OTTO Hx

Encontrar e resolver problemas de comunicação e colaboração pode ser demorado e difícil se feito sem estratégia.

Entretanto, o gerenciamento de desempenho – monitoramento, otimização e solução de problemas – é o seguro que garante que os sistemas de saúde e as operações hospitalares estejam funcionando, identificando a causa raiz dos problemas e gerenciando os riscos com eficácia.

No setor de saúde altamente complexo, uma comunicação eficaz e contínua será ainda mais vital para garantir atendimento de qualidade, segurança, resultados do paciente e melhorar a eficiência operacional, acompanhando as tendências em Gestão de Saúde para os próximos 5 anos.

As pessoas precisam de exames de saúde regularmente, por outro lado, os profissionais de saúde devem garantir que sua tecnologia seja saudável e otimizada para alto desempenho a longo prazo. Afinal, vidas dependem disso.

Por isso, com o Software de gestão e tecnologia para Hospitais e Clínicas Otto Hx, você poderá conectar todas as informações, desde o ciclo do cuidado em saúde dos pacientes aos processos administrativos.

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