Cultura Digital

5 passos para engajar os seus colaboradores para a cultura digital na instituição

A importância do engajamento dos profissionais de saúde para a rápida adoção da cultura digital na organização

É fato que a tecnologia desempenha um papel fundamental e estratégico na Saúde. Esse setor já vinha caminhando rumo à transformação digital, mas, com a pandemia da Covid-19, a Saúde deparou-se com situações que exigiram intervenções imediatas e ágeis, as quais apenas a tecnologia poderia oferecer.

E assim começamos a colocar em prática o que antes, para muitos, estava apenas na teoria ou nos inúmeros debates e palestras. O tempo de dialogar se esgotou e a prática ganhou uma nova rotina.

A telemedicina foi um exemplo notório de tecnologia impulsionada pela Covid-19. Ainda que sob certas restrições, é evidente o crescente uso dessa ferramenta durante a pandemia e que, certamente, se estenderá daqui pra frente. Afinal, a tecnologia é um caminho sem volta.

Mas, mesmo sabendo que a saúde digital bate às nossas portas, ainda assim, não temos o engajamento necessário tanto de pacientes como de colaboradores.

E para que esse cenário se torne real, é importante que profissionais de saúde, pacientes e líderes caminhem lado a lado, com o mesmo objetivo, certos de que terão, ao final das contas, o melhor resultado para todos os envolvidos, seja em termos de segurança de procedimentos ou na redução de desperdícios.

Engajamentos dos profissionais de saúde

Os profissionais de saúde são cientes e reconhecem o potencial da tecnologia e o que ela pode oferecer de segurança e assertividade para o atendimento. São muitos os benefícios que a saúde digital promete para a Saúde. Dentre eles, podemos citar o aumento da produtividade, a melhoria dos resultados, a otimização dos processos, a segurança para o paciente e, também, para o colaborador.

Ainda assim, é possível observar certa relutância desses mesmos profissionais em aderir às novas soluções digitais. Isso porque essas ferramentas trazem mudanças na rotina, o que acaba forçando a equipe a sair de sua zona de conforto.

Diante disso é essencial, que, ao aderir a uma tecnologia, gestores e líderes tenham em mente a importância de engajar a sua equipe na cultura digital.

Abaixo confira 5 dicas de como engajar os colaboradores para a jornada digital do paciente:

  1. 1. Investir na formação

    No Brasil, há uma grande deficiência quanto à qualificação dos profissionais para a saúde digital. É necessário ampliar o repertório da formação do médico e enfermeiro, dentre outros profissionais da linha de frente, sobre temas atuais ligados à tecnologia e inovação.

    A maioria das universidades peca em não investir em temas de convergência entre a medicina e tecnologia. Apostar em disciplinas que, além do conhecimento técnico, também ofereçam transdisciplinaridade para a inovação, pode fazer uma grande diferença na formação dos estudantes.

    É necessário que o profissional olhe além de sua especialidade e, para isso, é preciso fomentar uma cultura digital dos médicos. A própria resistência à Telemedicina, no começo da pandemia, nos mostrou a importância de termos essa cultura no setor.

    Começar a engajar os profissionais da linha de frente é o começo da saúde digital, pois eles influenciarão diretamente seus pacientes, mostrando-se confiantes diante da tecnologia.

    Se você é gestor de um hospital, busque oferecer capacitação, principalmente, àqueles que estão resistentes ao processo. Estimule debates e palestras para elucidá-los, desde cedo, sobre a importância e benefícios que as soluções tecnológicas trarão para o seu trabalho.

  2. 2. Dê o exemplo

    Gestor, o melhor que você pode fazer é dar o seu exemplo. Essa máxima vale para todas as ações que a sua gestão está adotando, e com a tecnologia não é diferente.

    Ou seja, a liderança deve estar capacitada e mostrar-se segura para as novas soluções. Só assim os demais líderes terão autoridade para implantar a nova onda digital em seus times, em sua instituição, pois serão exemplos de conhecimento de causa e credibilidade.

  3. 3. Avalie sua equipe

    Também cabe ao gestor da instituição, junto com o setor de Recursos Humanos, avaliar se os colaboradores estão aptos, qualificados e empoderados para tirar proveito das soluções digitais que farão parte da rotina da organização.

    A partir disso, invista em treinamentos personalizados. Cada setor, cada colaborador requer uma atenção especial, pois dele será exigido ações diferentes.

    Considere a familiaridade e habilidade de time no uso da tecnologia, invista em treinamentos presenciais e em ambientes virtuais para que o profissional saiba como trabalhar diante de diferentes cenários. Também ofereça uma cenário confortável para que possa testar, errar, perguntar, aprender a respeito.

  4. 4. A arte de se comunicar

    Além de investir nos devidos treinamentos para capacitar a sua equipe na cultura digital, comunique todo o time envolvido sobre a implantação da nova tecnologia, o porquê está sendo feita essa mudança, quem participará dessa transformação digital e a importância da participação de todos para o trabalho final.

    É importante que a liderança da instituição demonstre a eficácia das novas tecnologias de forma qualitativa e quantitativa. Para tanto, exemplifique com cases de sucesso do setor, bem como os benefícios que a nova ferramenta trará para o dia a dia do hospital.

    O objetivo é apostar em comunicação ativa e direta com seus funcionários, motivando-os a participar desse processo na instituição.

  5. 5. Escute a sua equipe

    É de extrema importância que o gestor e as altas lideranças estejam abertas a ouvir o seu time. Afinal, as soluções verdadeiramente transformadoras se dão a partir da experiência dos colaboradores da linha de frente.
    É justamente por isso que essa equipe deve ter voz ativa no desenvolvimento de qualquer estratégia da instituição, e isso inclui as ações que envolvem a adoção de novas tecnologias.

    Os colaboradores estarão muito mais abertos e interessados em aprender e a usar uma ferramenta que os ajudem a resolver problemas do dia a dia, facilitando a rotina do profissional, do que em utilizar soluções difíceis, que trarão mais burocracia.
    Outro fator que estimula a
    cultura digital em uma instituição de saúde é a comunicação entre as equipes, que envolve, basicamente, um relacionamento transparente, próximo e colaborativo.

    De nada adianta a equipe da admissão do paciente no Pronto Atendimento utilizar corretamente a nova solução se ao longo do atendimento esses dados se perderão porque o time seguinte não deu continuidade ao monitoramento digital, por exemplo.

    Essa falta de comunicação e engajamento nos coloca muito aquém dos benefícios que a saúde digital promete proporcionar à instituição, uma vez que com dados perdidos, a instituição deixa de ter o poder e a inteligência de avaliar, mudar ou mesmo intensificar determinado procedimento durante a jornada do paciente.


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