7 de abril: Dia Mundial da Saúde

O que mudou? Quais são as tendências para o setor hoje?

Saúde. Essa palavra nunca foi tão falada e contemplada quanto nos últimos 3 anos. Afinal, nós passamos por uma pandemia do Covid-19 e suas variantes, Influenza e por aí vai. Com isso, uma série de transformações ocorreu em nossa sociedade, nos hábitos de vida e de consumo, e até de cuidado. E, é sobre isso que vamos falar hoje, neste dia tão importante, 07/04 – Dia Mundial da Saúde. Vamos lá!

O que mudou?

Essa é uma pergunta ampla, é verdade. Entretanto, ela carrega consigo a transformação contínua e veloz, uma vez que ela é a realidade que todos nós, hoje, vivemos. Isso quer dizer que a tecnologia, a era dos dados e da experiência, deixou, definitivamente, de ser algo do futuro e um assunto emergente, para se tornar algo urgente e para ontem.

O que mudou? O acesso a informação, ao tratamento à distância eao empoderamento do paciente com relação ao tratamento de sua patologia. O paciente se tornou digital e carregado de informações, capaz de argumentar com os medidos e decidir, em conjunto, os próximos passos para a sua saúde.

O que mais mudou? A necessidade imediata da interoperabilidade, uma forma de conectar dados do paciente entre os serviços de saúde. Ou seja, não importa se ele foi na instituição A e o retorno foi na instituição B, pois os dados pertencem a ele e podem ser consultados pelos profissionais da área onde quer que vá.

Tendências

Você estará preparado para um novo cenário, totalmente disruptivo, diante de um novo cliente? É  isso que te espera no futuro? Na verdade, para sermos bem sinceros, este futuro já começou. Hoje, a inteligência artificial já está aí,  incorporada nos processos, assim como a telemedicina. Da mesma forma, o marchine learning. Quanto ao metaverso (um universo totalmente on-line onde conhecemos pessoas e realizamos ações, compramos e interagimos)? Ele pode chegar, também, a qualquer momento. Precisamos ficar de olho, acompanhar e monitorar, pois a qualquer momento, pode bater na porta e temos que estar preparados.

Além disso, o estudo “Lições da pandemia: perspectivas e tendências” da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), em parceria com a Bain & Company, (Na íntegra: https://cutt.ly/aFupvEk), destacou como tendências três áreas: cuidado agudo; atenção primária; e cuidados especiais. Veja só:

Cuidado Agudo: o que esperar?

  • Mais especializado para atendimento de emergência, terapia intensiva, cirurgia e tratamentos especializados.
  • Programas mais coordenados de “hospital em casa”.

Atenção primária

  • Modelos segmentados de acordo com preferências do paciente

– No local/ local próximo

– Populações em risco

– Habilitado digitalmente para jovens saudáveis

  • Expansão das equipes e locais de cuidado proverá experiência omnichannel integrada e interação mais frequente.
  • “Cuidado padrão alavancará ferramentas digitais e dados.

Cuidados especiais

  • Papel dos médicos de atenção primária se expandirá para lidar com questões de saúde mais especializadas (ex: nutrição) por meio de treinamento e consultas virtuais com especialistas.
  • “Cuidado padrão” para algumas especialidades (ex: saúde comportamental, dermatologia) alavancará ferramentas e dados digitais.

Resumindo:

  • A transformação digital é uma realidade e você precisa inserido nela;
  • Entenda que o paciente mudou. Hoje, ele detém informações e conhecimentos, os quais o permitem tomar decisões sobre seu tratamento;
  • A interoperabilidade é uma necessidade;
  • Fique de olho nas novas ferramentas e tendências e como elas podem impactar a sua empresa. Desta forma, você estará pronto;
  • Entenda que as mudanças são contínuas e, uma das habilidades do hoje é se adaptar rapidamente.

Então, nesse Dia Mundial da Saúde, vamos celebrar a vida, o novo, o aprendizado contínuo, a sociedade, o cuidado. Esses são os votos da Otto Hx.

**Se você quer ampliar a sua eficiência operacional, diminuir o retrabalho e potencializar a experiência positiva do  paciente, você precisa mais do que um software de gestão, você precisa do Otto Hx. Isso porque ele é uma solução completa, que conecta processos administrativos e clínicos, com uma estrutura de primeira linha, com o dinamismo e a inovação de uma startup, além de um valor que cabe no seu orçamento. Agende uma demonstração e conheço de perto toda a transformação que a sua instituição vai receber.

Compartilhar:

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress