processo de atendimento

Lá vem o Carnaval! Como isso pode impactar o fluxo de internações e acesso ao PS e como se preparar para isso?

A Otto Hx dá algumas dicas para ajudar a sua instituição no processo de atendimento

Embora os bloquinhos e desfiles estejam suspensos devido à pandemia, as festas particulares de Carnaval, assim como as viagens estão liberadas. Com isso, tanto as aglomerações, como a ausência do uso de medidas de segurança pela população (máscaras, distanciamento social e álcool em gel), podem ocorrer. A conseqüência? Uma possível sobrecarga nos atendimentos nos Prontos-Socorros. Como se preparar para esse cenário? A Otto Hx conta aqui para você.

Impacto no fluxo de atendimento

“Criar estratégias que visem otimizar o fluxo de atendimento é fundamental, principalmente, quando esperamos uma alta demanda”, explica Alberto Leite, Diretor Executivo da Otto Hx. “Para isso, em primeiro lugar, é necessário envolver gestores de várias áreas para criar um processo, que envolva desde a entrada do paciente até a alta”.

Por onde começar?  “Evitando o acúmulo de pessoas e flutuações nas taxas de ocupação, pensando em toda a instituição e, não apenas no PS, como uma área isolada”, destaca o executivo. Isso porque, segundo ele, há impacto nas internações, na realização de exames e, assim por diante. Ou seja, um efeito cascata.

A tecnologia joga a favor

É preciso ter processos automatizados e conectados entre si para agilizar cada passo do atendimento: tempo de espera, triagem, consulta, exames, medicação…. Por isso, possuir um sistema tecnológico integrado é tão importante. “Entretanto, só ele não é suficiente. É essencial  ter protocolos estruturados para cada situação e equipes preparadas para operar o sistema e lidar com situações de alta demanda”, explica Leite.

E por falar em preparo, treinar as equipes para situações como essa, de alto fluxo de atendimento, agrega muito. “Diria mais: pode salvar vidas”, ressalta o executivo. Isso porque com a sobrecarga da instituição, o tempo pode ser escasso para atender todas as situações extremas. A exemplo disso, imagine só ter vários pacientes chegando com infarto do miocárdio no PS.

Ah! Outro item muito importante: a comunicação

Sem ela, nada acontece. Ela deve acontecer não só entre as plataformas tecnológicas, como dito no item anterior, mas, principalmente, entre as pessoas, entre os setores, entre toda à instituição, para que tudo flua da menor maneira possível, tendo o paciente como o centro de todo o cuidado.

Áreas de apoio

É muito comum ter em mente o cuidado e tudo que cerca o paciente, ou seja, médicos, enfermeiros, laboratórios, internação etc., entretanto, um erro comum é esquecer de preparar a equipe de apoio para o aumento de fluxo e, ela é extremamente necessária.

  • Manutenção
  • Limpeza
  • Estacionamento
  • Administração
  • Segurança etc.

Todos esses setores precisam estar preparados também.

Resumindo

Nesse feriado, prepare as equipes da sua instituição, envolva-as em todas as fases do processo e destaque a importância do papel de cada uma nele. Use a tecnologia a seu favor para automatizar agilizar o atendimento. Com tudo isso em prática, o resultado será muito positivo.

Conheça a Otto Hx

Se você busca mais do que um software de gestão em saúde, a solução é Otto Hx. Isso porque entende o mercado, oferece estrutura e performance similar aos grandes players, com a diferença que traz, em seu DNA, o dinamismo de startup, com um atendimento Premium, além de ter o valor que cabe no seu orçamento. Agende uma demonstração e comece hoje a transformação digital em sua instituição.

Compartilhar:

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress