Soluções podem diminuir tempo de espera no atendimento, facilitar o trabalho dos médicos, otimizar processos, além de melhorar a experiência do paciente.
Tudo começa com atenção primária à saúde. Isso porque ela é o primeiro ponto de contato do paciente com a instituição e, é a responsável pela análise do quadro e pelo direcionamento do auxílio necessário, assim como pela prevenção e erradicação de doenças. Esse cuidado vem acompanhado de uma série de protocolos e priorização entre eles para que todo o processo ocorra de forma ágil e eficaz. Para isso, a comunicação, os dados e o monitoramento entre cada etapa são fundamentais. Nesse ponto, entra a tecnologia e, nesse texto, você vai conferir a importância da junção desses dois fatores (atenção primária e tecnologia) para a melhoria do sistema, da experiência do paciente e dos resultados de sua instituição. Vamos lá!
Da estratégia a decisão
Atenção Primária à Saúde pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida. Essa informação é da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e destaca o seu grau de importância. Para a atuação é necessário planejamento e estruturação, principalmente, de informações para a criação de programas de prevenção, campanhas de vacinação e até medidas preventivas relacionadas a doenças específicas, como é o caso da diabetes e da hipertensão.
Entender quais são as regiões mais afetadas e que tem prioridade na assistência; conhecer o histórico do paciente para identificar riscos; assim como manter dados unificados e integrados são funções de alta relevância da tecnologia aliada. Isso, claro, aliadoàs estratégias de cada instituição.
“Incorporar soluções que tragam contexto, ou seja, uma sequência histórica do tratamento de um paciente ou da evolução de uma patologia por estados, municípios, países, como ocorreu com o Covid-19, são essenciais para a tomada de decisão e para incorporar medidas de cuidado”, explica Alberto Leite, Diretor Executivo do Otto Hx.
A triagem
Com o aumento da demanda de atendimentos, também é necessário estabelecer um processo de triagem para selecionar quem requer atendimento de urgência e, nesse aspecto, a tecnologia pode agregar bastante com sistemas de controle, histórico do paciente e monitoramento, principalmente, frente doenças a doenças de alto contágio, como foi no início deste ano, com a Influenza H2N1 e a variante Ômicron, doCoronavírus.
Atendimento à distância
A telemedicina, que foi liberada na pandemia, também se tornou um importante elo do sistema de saúde com o paciente, uma vez que possibilita o cuidado em qualquer lugar, apoiando a população de regiões distantes de assistência e, desafogando as filas de espera nos pronto-socorros, com o atendimento inicial feito à distância.“Com isso, a tecnologia tem sido responsável por desenvolver e monitorar todo o ciclo de tratamento dos pacientes, tendo como base a tele-consulta, a gestão de atendimento por protocolos clínicos e monitoramento de programas de saúde. Na Otto Hx, inclusive, há soluções que atuam em todo esse processo, potencializando resultados e melhorando a experiência dos pacientes”, conta Leite.
Segundo o executivo, a solução ainda é sistêmica, o que possibilita atenção integral à saúde, permitindo a análise e o controle de ações preventivas por meio de indicadores, ou seja, colocando o paciente no centro do cuidado.
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Sobre o Otto Hx
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