Como o 5G e a Otto Hx podem ajudar a transformação digital na Saúde

Não é novidade para ninguém que cada vez mais a área da saúde investe em novas tecnologias para otimizar o trabalho dos profissionais. Assim sendo, é mais comum que hospitais utilizem tecnologias como Business Inteligence (BI), Inteligência Artificial (IA) e 5G na medicina. 

Por exemplo, o 5G é a aplicação da tecnologia da 5ª geração de internet, que trará mais velocidade, maior cobertura e uma conexão mais estável para a nossa sociedade. Dessa maneira, utilizar essa tecnologia na saúde é uma solução ainda melhor, especialmente quando falamos das novidades específicas da área, como a telemedicina. 

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre as tecnologias que estão sendo aplicadas em hospitais para melhorar a assistência em saúde. 

A importância da Transformação Digital na Saúde

Além de tecnologias específicas da área da saúde que há muito tempo são utilizadas, a Transformação Digital no mundo demonstrou a importância também da Transformação Digital na saúde.

Isso porque, nos últimos anos, se percebeu a importância da união dessas tecnologias focadas em diagnósticos e equipamentos de ponta com a tecnologia da informação. Daí surge a utilização de tecnologias como a 5G na medicina. 

A percepção dessa necessidade se deu com objetivo de os sistemas dos hospitais passassem a operar integrando as áreas de atendimento e com maior segurança de dados. Por isso, hoje muitos hospitais já contam com prontuários eletrônicos com os dados do paciente concentrados em um único ambiente, que agora é virtual e tecnologias que agrupam grandes quantidades de informações, como os Big Data e BIs. 

Com esse tipo de inovação tecnológica em saúde os hospitais podem diminuir a emissão de documentos físicos e, assim, economizam recursos e contribuem com a preservação da natureza. 

No entanto, apesar dos vários benefícios, essas mudanças não são simples. Isso porque, algumas barreiras ainda são colocadas por gestores de hospitais ou profissionais da saúde sobre a integração das inovações tecnológicas na medicina. Uma dessas barreiras é, inclusive, os próprios profissionais, que ainda não possuem uma mentalidade digital. 

Apesar disso, vários gestores têm procurado maneiras de mudar essa cultura analógica e trazer mudanças importantes para a área da saúde. 

Como o 5G na medicina pode ajudar?

Falando em dados e Transformação Digital, uma mudança que se observou com a mudança do 3g para o 4g em relação a velocidade que esse tipo de sinal permitia. Agora, com a chegada do 5g essa se tornará ainda melhor. 

O 5g na medicina permitirá uma conexão mais rápida com pacientes, por exemplo, de telemedicina. Além disso, será possível armazenar uma grande quantidade de dados. 

Segundo pesquisa da Price, o 5g e a medicina 4P têm muito a compartilhar, já que se pode visualizar um alinhamento entre essas tecnologias. Mas como exatamente a 5G na medicina irá ajudar? Veja:

  1. Preditivo: com a grande quantidade de informações sobre estado de saúde de pacientes, monitoramento constante e, principalmente, notificação sobre o estado de saúde de um paciente, é possível prevenir certas doenças ou acontecimentos;
  2. Preventivo: no caso do Covid-19, por exemplo, com a combinação de geolocalização, diagnósticos e resultados de pacientes e resultados de testes, o médico consegue propor ações para que uma pessoa contaminada não contamine outras; 
  3. Personalizado: Uma vantagem de utilizar essa tecnologia é a possibilidade de um atendimento mais especializado para você. Isso porque, com a quantidade de dados disponíveis é mais fácil fazer um diagnóstico e propor um tratamento assertivo;
  4. Participativo: Os pacientes se tornam menos passivos e mais ativos na busca pela prevenção e por seus tratamentos. Assim podem melhorar sua qualidade de vida. 

Como o Software de Gestão Hospitalar da Otto Hx pode revolucionar? 

Como você viu, utilizar tecnologias em hospitais é uma maneira de um atendimento mais rápido e fácil. Assim, um software de gestão hospitalar que permite integração entre as áreas, possui uma plataforma de telemedicina e garante maior efetividade na gestão clínica é indispensável para essa transformação Digital na Saúde. 

O Sistema de Gestão Hospitalar da Otto Hx ajuda a revolucionar a atuação dos hospitais, trazendo uma tecnologia de ponta, como a 5g na medicina, soluções para controle financeiro, recursos humanos e muitas outras inovações para área da saúde que tornam o sistema da Otto Hx uma referência no mercado de sistemas para a saúde. 

Clique aqui para conhecer mais sobre o Software de Gestão Hospitalar da Otto Hx!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Falar Agora
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar ?
Scroll To Top